Skip to content

Contenção de encostas transforma a vida dos moradores da Grota do canal 5, no Jacintinho

  • Home
  • Maceió
  • Contenção de encostas transforma a vida dos moradores da Grota do canal 5, no Jacintinho

Blog

Contenção de encostas transforma a vida dos moradores da Grota do canal 5, no Jacintinho

Há pouco mais de trinta anos, Elias Batista começou a residir com sua esposa, Marlene Batista, numa casa localizada na Grota do Canal 5, próxima do Vale do Reginaldo, no Jacintinho. São mais de três décadas de vivências, das quais dez anos foram sofrendo com o medo constante do desmoronamento da casa devido ao risco da erosão do solo.

Ele relembra que uma de suas filhas decidiu se mudar, com medo de desabamento. “Não conseguíamos dormir. Era um medo grande de deslizar a terra, levar a casa e morrer todo mundo. Ainda tem algumas rachaduras nas paredes. De 2015 para cá, a coisa foi piorando. Teve até uma casa ali do outro lado que caiu com as chuvas, mas felizmente não estava morando ninguém nela”, relembra o morador.

Agora a família de Elias comemora a segurança que a conclusão da obra de contenção de encostas deu para sua família e para os outros moradores do local.

“Essa obra foi muito importante, protegeu muitas vidas. Aqui a barreira é ponteada com varas de aço, revestidos com cimento armado. Ficou muito bem feito. Até insetos, como escorpiões e baratas, sumiram, beneficiou a saúde e a segurança. É só glória, agora a gente dorme a noite inteira, nem me preocupo. Nas noites de chuva, dormimos sossegados, agora está tranquilo, a gente nem lembra do medo”, contou Elias.

Somente na Grota do Canal 5, foram três proteções e uma contenção de encostas, que cobriram 3260 metros quadrados de área. O valor investido nos quatro pontos foi superior a R$ 2 milhões.

“A tecnologia utilizada na proteção de encosta foi a proteção do talude em geocomposto de PVC e concreto jateado. Já a contenção definitiva de encostas, que é onde se encontra a residência de Elias, foi feita com uma metodologia em solo grampeado, com aparelhos de drenagem. Essa solução consiste na introdução de tirantes de aço no solo, que trabalham passivamente, resultando na estabilidade do talude, enquanto os aparelhos de drenagem captam e guiam as águas pluviais para os canais adequados”, explicou a engenheira e fiscal de obras, Alícia Lourenço.

A contenção de encostas é uma solução definitiva. A proteção de encostas, por outro lado, é uma metodologia que pode durar de 5 a 10 anos, se não houver interferência humana, como perfurações.

De acordo com a Seminfra, até o momento foram 28 encostas contempladas com os serviços de contração e proteção, em mais de 10 bairros da capital. Um investimento de mais de R$ 50 milhões, para garantir a segurança dos maceioenses que vivem em áreas de risco.

“Uma das prioridades da gestão é resolver o risco dos deslizamentos em regiões de difícil acesso, como as grotas. O Brota na Grota é um programa de inclusão social que foi criado para encontrar soluções para demandas de moradores das regiões periféricas, como essa da casa do seu Elias. É um prazer enorme para nós podermos contribuir para o bem-estar e segurança da população mais carente”, disse o coordenador do programa, Sergio Miranda.

Por Secom – Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também