×

Sergipe

Contação de histórias afro-brasileiras anima o público no Mirante

Crianças e adultos tiveram a oportunidade de assistir, na tarde da última quinta-feira, 12, a contação de histórias encenadas “Anase – Uma lenda africana”. Promovida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a apresentação ocorreu no Mirante Praia 13 de Julho. Com direção e atuação de Rita Maia, a encenação contou também com a participação dos atores Allan de Xangô e Julia Caianaro. A atividade faz parte da programação dos 160 anos da Capital sergipana.

Foram apresentados três contos, ilustrados com canções de Iorubá, interpretadas e tocadas pelos próprios atores durante a apresentação. “Usamos o teatro para contar uma história. Cada ator vai se transformando em vários personagens para dentro de casa história, o que acaba sendo um trabalho bastante minucioso”, explica a diretora.

Pedagoga, Nazaré Cruz levou seus três netos de sete, seis e quatro anos de idade, para assistir à contação de histórias. “Achei a apresentação maravilhosa, pois ensina de forma simples com contos muito divertidos. Estive no Centro Cultural, onde soube da programação, então fiz de tudo para trazer os meninos, que adoraram. A Funcaju está de parabéns pela programação”, afirma.

Segundo Rita Maia, a importância da realização de eventos como esse é o incentivo que promove à cultura. “Para gente foi uma experiência maravilhosa. Adoramos este espaço do Mirante, que deve ser mais ocupado por artistas mais vezes, para que o público crie este hábito de frequentar para assistir outras apresentações”, acrescenta.

Além dessa apresentação, o grupo também vai estar presente nas atividades do aniversário da Cidade, no dia 17 de março no Parque da Sementeira. A apresentação será aberta ao público. “Estamos esperando todos no dia 17 para fazer uma festa bonita e legal lá no Parque da Sementeira”, convida.