A Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promoveu nesta terça-feira, 09, um dia de lazer aos pequenos de duas instituições: Escola Municipal Leonor Franco e Casa Maternal Amélia Leite. Com direito a muitas brincadeiras e descontração, as bibliotecárias proporcionaram um dia de leitura diferente.
Ao todo 90 crianças foram beneficiadas com a atividade promovida pela Biblioteca, que dedica mensalmente, parte da sua programação a realização de atividades culturais com foco no incentivo à leitura. Responsável pela turma, a pedagoga, Adagilsa de Jesus, disse que esse contato com os livros fora da escola é de extrema importância, pois incentiva não somente à leitura como também fortalece os ensinamentos passados pelas educadoras dentro da escola.
“Para gente é sempre uma oportunidade maravilhosa. Muitos dos alunos não gostam de ler e participar de um dia como esse faz com que eles despertem para importância da leitura'', concluiu.
Um enorme tapete cheio de livros infantis encheu os olhos dos pequenos, que ao chegar na biblioteca trataram logo de começar a ler. Pablo Ismael, aluno do 6º ano, falou que participar de uma manhã como essa foi muito bom, pois só fez com que ele tivesse vontade de ler mais livros. ”Quando cheguei já fui procurando alguns livros que me interessassem, e acabei lendo três livros, que foram O patinho feio, O mundo dos pinguins e Estou triste”, falou o pequeno.
O livro escolhido para trabalhar a imaginação das crianças foram O Mundo e o Oceano e o texto produzido pelas próprias contadoras de história, chamado Mulher Resmunguenta. Segundo a contadora Rosaneide Rosa, a ideia não é promover uma siomples contação, mas mostrar através de outros elementos que a leitura é uma porta fantástica para o imaginário. “Resolvemos preparar esse trabalho, buscando trazer coisas diferentes e inovar nas apresentações'', explicou
Além da contação as crianças também participaram de uma oficina, onde aprenderam a fazer bonecos de fantoche com dobradura, feito com papel.
