O Consultório na Rua é uma proposta que procura ampliar o acesso da população de rua e ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde, por meio das equipes e serviços da atenção básica. O programa tem como objetivo a redução de danos. Em Maceió, o trabalho existe há oito anos na modalidade II, quando as equipes são formadas por seis profissionais, sendo três de nível superior e três de nível médio. Hoje, o Consultório tem cadastradas mais de 1.200 pessoas atendidas.
As equipes são compostas por agente de ação social, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro, técnico em enfermagem e um profissional ligado à arte ou ao esporte, responsável por oficinas. Diariamente o grupo visita localidades no Benedito Bentes, Centro, Vergel do Lago e Jaraguá (englobando bairros da parte baixa).
Os profissionais trabalham das 13 às 19h e das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira. Esses grupos multidisciplinaresatuam de forma itinerante nas ruas desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde, Centro da Atenção Psicossocial (Caps) , Serviços de Urgência e Emergência e outros pontos de atenção.
