O Governo de Alagoas busca parcerias com instituições internacionais para a concretização de projetos nas áreas de ciência e desenvolvimento econômico. Prova disso é a visita do professor Daewon Choi, consultor do Korea Development Institute (KDI) que realiza o planejamento de políticas governamentais com objetivo no comércio internacional. Nesta sexta-feira (20), o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, apresentou os projetos do Parque Tecnológico Social de Alagoas, acompanhado do secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima.
A programação de visita teve início no Laboratório de Computação Científica e Visualização da Universidade Federal de Alagoas (LCCV/Ufal), onde Choi pode compreender as linhas de pesquisa desenvolvidas no laboratório na área de petróleo. O principal parceiro do LCCV é a Petrobras, ocorrendo o atendimento maior nos serviços de Ancoragem e Risers, Método dos Elementos Discretos, Geomecânica, Materiais Avançados.
O secretário Eduardo Setton apresentou também ao consultor coreano o projeto de maior destaque da Secretaria, o Parque Tecnológico Social de Alagoas. O Parque Tecnológico, de acordo com o secretário, será gerenciado pela Fundação do Parque e formado por Polos Tecnológicos, sendo inicialmente quatro: Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca; Polo Tecnológico Agroalimentar de Batalha; Polo Tecnológico de Plástico e Materiais e Polo Tecnológico da Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços.
“O Parque iniciará com a construção este ano dos Polos Tecnológicos Agroalimentar de Arapiraca e Batalha, sendo esses os de grande impacto social na região do Agreste e da bacia leiteira”, complementou Setton.
O secretário-adjunto Keylle Lima destacou ao consultor que o Governo de Alagoas tem mantido forte interação com o setor produtivo, atendendo as necessidades da política de atração de empreendimentos. “Jaraguá Equipamentos, Braskem [duplicação], Krona, Corr Plastik, são algumas das empresas atraídas desde 2007 após a implantação dessa política mais agressiva de atração”, destacou Lima.
Ao final da visita, o consultor Daewon Choi explicou a necessidade de ocorrer um levantamento ainda mais detalhado das possibilidades de negócios e ações entre o Korea Development Institute e Alagoas. Choi também afirmou a possibilidade de integração de profissionais com o objetivo de integração de conhecimento tecnológico por meio de intercâmbio.