×

Alagoas

Cônsul americano faz visita oficial ao governador e anuncia parcerias com Estado

Christopher Del Corso cumprimentou o governador pelos avanços de Alagoas em diversos setores

O governador Teotonio Vilela recebeu na segunda-feira (1º), no Palácio República dos Palmares, o cônsul dos Estados Unidos da América em Recife, Christopher Del Corso, que veio em visita oficial para comunicar ao governador o final da sua missão no Brasil. Durante o encontro, o governador agradeceu todo o apoio recebido do Consulado Americano desde a chegada de Del Corso ao Nordeste, em setembro de 2008.

“Venho parabenizá-lo pelo seu trabalho à frente do Governo de Alagoas e também pela visita da presidenta do Brasil ao Estado, bem como pela realização do encontro dos governadores do Nordeste em Arapiraca, na semana passada”, disse Del Corso.

Teotonio ressaltou a relação amigável que mantém com Dilma Roussef e também com o seu antecessor, Luis Inácio Lula da Silva. “Tanto Lula quanto Dilma sempre trataram o meu governo com muita deferência. Há um respeito e parceria entre nós, mesmo pertencendo a partidos diferentes”, salientou o governador.

O cônsul falou sobre o Programa Cientista Mirim, que o Governo de Alagoas mantém, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia com a universidade estadual de Nova Iorque. “Estamos no Estado também para anunciar a chegada para esta semana ainda de mil calculadoras científicas para escolas estaduais e que traremos professores para treinar os técnicos que vão usar essas máquinas”, disse.

O representante do governo americano e o governador conversaram também sobre o interesse dos Estados Unidos em formalizar novas parcerias com o Estado de Alagoas, principalmente na área de segurança pública. “Nós temos muito interesse em ajudar e queremos trabalhar e contribuir com o seu esforço pelo Estado”, disse Del Corso, lembrando a conversa que tiveram durante o almoço na visita do presidente americano Barack Obama ao Brasil, em março deste ano, quando o governador explicou que é prioridade do seu governo o combate às drogas e à violência no Estado.

O primeiro fruto dessa conversa, de acordo com o assessor especial de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Eduardo Magalhães, foi a palestra sobre o tema “Drogas e Justiça Terapêutica”, ministrada nesta segunda-feira pelo advogado americano Richard Baron na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Além de Magalhães, também esteve presente ao encontro Adierson Azevedo Filho, que é especialista comercial do Departamento de Comércio do Consulado americano.