Tecnologia também tem sido uma importante aliada do meio ambiente
Evitar o desperdício de água é uma das medidas mais eficazes de preservar esse recurso natural e garantir que as novas gerações possam usufruir dele. Pensando nisso, as empresas voltadas para a área da construção civil têm trabalhado para não somente economizar, mas promover o reaproveitamento da água.
As construtoras Contrato e Telesil, que são responsáveis pela obra do Conjunto Residencial Antônio Lins de Souza, localizado em Rio Largo, e contam com a consultoria da Teia Serviços Ambientais, elaboraram um sistema de decantação que garante o reaproveitamento da água utilizada na lavagem das máquinas betoneiras.
O sistema funciona da seguinte maneira: no entorno da usina de concretagem, há um sistema de captação de água residual descartada na lavagem dos caminhões. Essa água residual é coletada e passa por um sistema de decantação e filtração com nove compartimentos, por meio do qual vai se tornando gradativamente limpa. Ao término do processo, a água está pronta para ser reutilizada na lavagem dos caminhões.
Além de garantir a economia de água, a ação também evita que elementos contidos nas betoneiras sejam lançados diretamente no solo, vindo a contaminá-lo.
De acordo com o ecólogo Mateus Gonzalez, da Teia Serviços Ambientais, criar mecanismos que tragam benefícios ao meio ambiente tem sido um papel assumido pelas construtoras que executam grandes obras, mas que se mantém comprometidas com as próximas gerações.
“Com o desenvolvimento desse sistema, as construtoras demonstram o comprometimento delas com o meio ambiente e com a preservação dos nossos recursos naturais”, destaca o ecólogo.
A tecnologia também tem sido uma importante aliada do meio ambiente quando o assunto é construção civil. Muitos conjuntos habitacionais em Alagoas têm implantado o sistema solar de aquecimento de água, que promove a economia de energia e garante água aquecida aos moradores, sem que eles precisem pagar mais por isso.
