×

Sergipe

Construção da nova Emei no Santa Maria é motivo de alegria para moradores

Primeira escola municipal de ensino integral do bairro Santa Maria

Pensando em uma cidade onde a educação é uma das prioridades, a Prefeitura Municipal de Aracaju está trabalhando cada vez mais na construção e reforma de escolas municipais. Exemplo disso é a construção da primeira escola municipal de ensino integral do bairro Santa Maria.

A nova Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do Santa Maria, que também funcionará como creche, terá capacidade para atender 374 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 240 em período integral. O prédio possuirá acesso independente, com guarita, praça e estacionamento com capacidade para 35 veículos.

Embora esteja sendo construída no Santa Maria, a escola também vai atender comunidades vizinhas. Moradora do bairro 17 de Março há dois anos, Dayane Santos, 25 anos, tem um sobrinho ainda bebê e vê a construção dessa nova escola como algo muito bom para o futuro do seu sobrinho e das crianças da comunidade. “Vai ser algo muito bom bom, porque realmente está necessitando. Aqui está precisando de escola, de creche. Acho que será excelente. Com a construção dessa escola, tudo vai melhorar muito e vai ajudar as mães que precisam deixar seus filhos para irem trabalhar”, diz Dayane.

Moradora do 17 de Março, Maria Madalena da Silva, 54 anos, compreende a nova escola como um local onde seus netos poderão ter ensino de qualidade. Dona Madalena acredita que a escola será uma solução para suas filhas, que têm crianças e precisam trabalhar. “Vai ser ótimo porque vai melhorar muito a situação, além de ser uma garantia de que as crianças estão em um local seguro”.

Uma das filhas de Dona Madalena, Tamara Ferreira, é residente no bairro Santa Maria e diz que a primeira escola em tempo integral do bairro será uma grande solução, já que ela precisa trabalhar e não tem como deixar sua filha com alguém. “Tenho uma filha pequena e essa escola será de grande ajuda. É um lugar onde eu sei que ela estará fazendo algo que a ajude a ampliar o conhecimento e também estará protegida enquanto eu trabalho”, afirma.

Estrutura

A unidade de ensino será dividida em dois blocos. O bloco A terá dependências para a Creche I, que irá atender as crianças de 0 a 11 meses, além de dois fraldários/depósitos; sala de amamentação; solário, sanitários P.N.E infantil; copa; lavanderia; rouparia; vestiários masculino e feminino; refeitório; cozinha; despensa; varanda e pátio de serviços. Já o bloco B compreenderá duas salas de atividades Creche II, com atendimento às crianças de 1 a 1 ano e 11 meses; dois sanitários infantis; duas salas de atividades Creche III, para crianças de 2 a 3 anos e 11 meses; um sanitário P.N.E infantil; dois solários; sala multiuso; quatro salas de pré-escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses); dois sanitários infantis, masculino e feminino; dois sanitários de professores, masculino e feminino; e um depósito. Além disso, o espaço contará com áreas comuns, compostas por pátio coberto e playground.