A cocaína é considerada uma droga semi-sintética e tem efeito estimulante em seus usuários. Ao consumir essa droga de forma inalada, fumada ou injetada traz grandes consequências em relação na prejudicação do corpo e do organismo da pessoa, além de influências no afastamento de amigos e família, e levar o usuário em uma dependência química crítica, onde só com tratamentos em uma clínica de recuperação solucionaria esse problema.
Ao conhecer os efeitos colaterais e comportamentais que a cocaína traz no corpo de quem a consome, passa a trazer facilidade em identificar se alguém precisa de ajuda e de um tratamento com pessoas especializadas.
No artigo a seguir, falaremos sobre alguns efeitos e consequências que a cocaína pode trazer, e como buscar ajuda nos casos mais críticos.
Efeitos imediatos da cocaína
A cocaína possui um efeito que consegue concentrar mais dopamina, noradrenalina e serotonina no cérebro, causando diversas reações e efeitos colaterais no organismo durante e depois o uso dessa droga. De início, os efeitos de imediato causados pelo consumo da cocaína são de bem-estar, como por exemplo:
● Aumento do estado de alerta;
● Exaltação enérgica;
● Sensação de euforia;
● Ganho autoconfiança.
Efeitos a longo prazo da cocaína
O uso da cocaína aparece em muitos casos de clínicas de recuperação feminina, e diante de estudos, a droga também possui seus efeitos de longo prazo, que é o que causa a dependência química, junto com a prejudicação do organismo do usuário. Esses efeitos são causados por dosagens altas da droga diariamente, e trazem como consequências:
● Dependência química;
● Ansiedade;
● Alucinações visuais e auditivas;
● Comportamento violento;
● Paranoias e desconfiança de tudo e de todos;
● Ataque cardíaco;
● Overdose, que pode levar ao óbito.
Como cortar o efeito da cocaína?
Não existe algum estudo comprovado que aponte que o efeito da cocaína pode ser cortado a qualquer momento, o mais recomendado e melhor a ser feito, é procurar ajuda para quem está necessitando, e muitas vezes não aceita que virou um refém dessa droga.
Nesses casos, amigos e familiares devem ser fortes e realizar o pedido de uma internação involuntária, pois por mais difícil que seja, é uma ajuda a um dependente químico, para ter a chance de voltar a ter uma vida normal.
Efeitos colaterais da cocaína
A cocaína é uma droga estimulante do sistema nervoso central, sendo responsável por prolongar a dopamina, noradrenalina e serotonina no organismo do usuário. A droga também causa uma grande perda de apetite, o que leva a maioria das pessoas que se viciam nessa droga, ficarem com a aparência de pessoas doentes e bem magras.
Caso a ajuda para tratamentos de drogas como a cocaína, entre outras, demora para ser solicitado, os efeitos colaterais mais comuns nos organismos de dependentes químicos são:
– Dores de cabeça, perda de consciência temporária, convulsões que podem levar à morte, na pele pode causar infecções e problemas alérgicos sérios, no nariz pode haver a perfuração do septo nasal e infecções difíceis de ser tratadas, e problemas no coração como entupimento de veias, aumento da pressão arterial e inchaço do coração.
Para que isso não ocorra entre pessoas que você conhece como amigos, conhecidos ou familiares, busque ajuda em clínicas de reabilitação, para que os tratamentos corretos sejam feitos, e essas pessoas passem a ter uma vida normal e saudável novamente, com maior bem-estar entre amigos e familiares.
