Segundo o coordenador da Unidade Ufal Penedo, Mac-Dawison Costa, novos cursos poderão ser ofertados em 2014
“Quem sabe esta não foi mais uma semente para a Universidade Federal do Baixo São Francisco. Companheiros costumam pensar alto. Concordo. Que sonhemos com a grandiosidade dos nossos sonhos”. Assim, o coordenador da Unidade Ufal Penedo, Mac-Dawison Costa, celebrou o momento.
O sorriso dava para se ver ao longe. Ele é só felicidade, claro, pela grande mudança educacional que a cidade de Penedo está prestes a passar. As últimas semanas foram decisivas, até problema com pressão alta ele teve, pela primeira vez. E na última reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas, que aconteceu na semana passada, foi decidido: A Unidade Ufal Penedo vai virar Campus Universitário.
Com a medida, Penedo ganha três novas graduações. “O Conselho aprovou a reestruturação e a oficialização deve acontecer nos próximos dias. A documentação já foi enviada aos Ministério da Educação (MEC). E Penedo, vai ofertar cinco cursos, passando a ser Campus Universitário”, contou Mac-Dawison Costa, durante o lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que aconteceu na noite desta quarta-feira (16), no Centro de Extensão e Cultura Universitária (CEU), antigo sobrado dos Lessa.
Os novos cursos serão: Engenharia de Produção, Ciências Biológicas e Sistemas de Informação. As graduações foram escolhidas diante do momento econômico da região. “Os cursos foram aprovados diante das mudanças que a região está passando. A exemplo do estaleiro. O MEC sinalizou para cursos emergentes, que tenham demanda imediata de mercado. E estes, possuem”, garantiu o coordenador da Unidade Ufal Penedo.
Enem 2013
De acordo com Mac-Dawison Costa, a ideia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é que o futuro Campus Penedo já oferte duas novas graduações no próximo ano. “Estamos correndo para que em 2014, a cidade oferte os cursos de Ciências Biológicas e Sistemas de Informação. Isso para o segundo semestre. A ideia é que se tudo ocorrer como planejado, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, conste a opção das novas graduações para Penedo”, explicou.
Com relação ao curso de Engenharia de Produção, devido a demanda que ele necessita, ficará para o primeiro semestre de 2015. “Esse curso requer uma demanda maior, mais salas e laboratórios, por isso, vai ficar para o início de 2015”, justificou.
“Esta nova realidade é uma luta de 21 professores, que diante das dificuldades, das limitações de uma cidade pequena, em tão pouco tempo, conseguiu transformar a Unidade, em Campus. A Universidade Federal de Alagoas prestes a completar 53 anos, e a cidade de Penedo ganhando com essa histórica conquista”, observou.
Área garantida
Para a concretização da reestruturação, será necessária uma área superior a sete hectares, pleito que a Prefeitura de Penedo se comprometeu em atender. “A gestão anterior conseguiu um terreno para a Ufal com apenas 3,5 hectares, na Cidade do Povo. Área bem inferior a pretendida para a construção do futuro Campus Universitário de Penedo. O terreno está garantido e, em fase final de aquisição, com aproximadamente 10 hectares. Para mim, que iniciei tudo na minha primeira gestão, é um grande orgulho contribuir com mais essa etapa educacional de Penedo”, comemorou o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT).
Recursos disponíveis
Em dos encontros que aconteceu no gabinete do reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Barros Lobo, em Maceió, foi assegurado que já existem recursos para o início das obras do futuro Campos Universitário de Penedo. Aporte este, na ordem de R$ 10 milhões, para a construção da residência universitária e do restaurante.
Qualificação aos jovens
Na noite desta quarta-feira (16), enquanto eu esperava Mac-Dawison Costa para a entrevista marcada, com o propósito de falar dos novos cursos, alunos da rede pública de Penedo, eram apresentados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Uma parceria entre a Unidade Ufal Penedo, Estado e o Governo Federal, vai ofertar qualificação aos jovens penedenses. Foram selecionados pela 9ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) de Penedo, 30 alunos das Escolas Comendador Peixoto e Alcides Andrade, para participar do primeiro curso de Recepcionista em Meios de Hospedagem.
As aulas acontecem até o final de dezembro, no Centro de Extensão e Cultura Universitária (CEU), antigo sobrado dos Lessa. “Este é o projeto piloto. A ideia é que no próximo ano, consigamos mais cursos para Penedo. Estamos estudando para as áreas de Turismo, Cultura, Biologia e Tecnologia”, esclareceu.
“Queremos contribuir com a área que em evidência, o turismo. E possuímos professores qualificados com mestrado e doutorado. Precisamos qualificar os jovens. Mas, o nosso propósito com os cursos também é aproximá-los da universidade. Queremos que eles conheçam a Ufal e, a partir, desta inciativa, comecem a se familiarizar com a área que pretendem cursar. Tanto em Penedo, como em outra cidade”, concluiu o coordenador da Unidade Ufal Penedo e futuro Campus Universitário, Mac-Dawison Costa.
