×

Penedo

Conselho Tutelar de Penedo comemora os 20 anos do ECA

Meninas do PETI realizaram apresentações culturais

Em solenidade simples realizada na noite desta terça-feira, 13 de julho, no Teatro Sete de Setembro, em Penedo, o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente do município ribeirinho, encerrou a programação comemorativa aos 20 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8069/90.

O evento contou com a participação do prefeito Israel Saldanha que destacou durante sua fala, a importância de desenvolver políticas voltadas a proteção dos incapazes que muitas vezes são vítimas do abandono de entes da própria família. O chefe do executivo penedense ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido em Penedo pelo Conselho Tutelar, destacando as parcerias fundamentais para que o trabalho possa lograr êxito.

Os 20 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente foi lembrado em Penedo através de diversas palestras realizadas nas escolas da rede pública municipal, relatando as conquistas alcançadas ao longo do tempo e também as dificuldades que são encontradas no dia a dia dos conselheiros.

A pediatra Elenice Saldanha que ora ocupa a Secretária de Assistência Social da Prefeitura de Penedo, na ocasião representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, declarou que a constante atuação dos conselheiros tem trazido uma nova realidade para a vida de muitas crianças do município de Penedo.

Para o presidente do Conselho Tutelar de Penedo, Humberto Oliveira de Andrade, o evento foi de suma importância para sensibilizar a comunidade da importância de sempre auxiliar os conselheiros nas batalhas diárias que são travadas diariamente na busca da oferta de uma nova qualidade de vida para dezenas de crianças e adolescentes. “A luta é constante e todos os dias são novas páginas e novas surpresas. Não há capítulo repetido, são histórias que revelam uma triste realidade a cada dia”, desabafou Humberto.

A mesa formada para a realização dos trabalhos da noite, contou ainda com a representação legislativa, feita pelo vereador Marival oliveira (Sargento Marival – PMDB), do presidente da OAB-Penedo, José Goes Machado e do Secretário de Educação da Prefeitura de Penedo, Ronaldo Vicente. Apesar de convidados e esperados na solenidade, o promotor da infância e juventude e o representante do poder judiciário, não participaram do evento. Também foi notada a ausência do representante da Igreja Católica que substituiria o Bispo Dom Valério Breda.

Com uma rápida palestra proferida pelo presidente do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares, Wellington Vasconcelos e a apresentação de danças indiana e country feita pelos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, a solenidade que marcou o 20] aniversário do ECA foi encerrada.