×

Penedo

Conselho Regional de Educação Física fiscaliza academias de Penedo

De 10 estabelecimentos visitados, em 09 foram encontradas irregularidades

Técnicos do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF 12ª), que compreende os estados de Alagoas e Pernambuco, estão em Penedo realizando uma importante ação de fiscalização das academias que funcionam na cidade, bem como, dos profissionais que atualmente exercem a atividade. Essa é a quarta vez que o município recebe a comitiva que desta vez tem o tema: “Ação Itinerante! Defendendo a Sociedade, Valorizando a Profissão”.

De acordo com o vice-presidente da Seccional Alagoas do CREF 12ª, professor José Carlos Balbino, a atividade física tem que ser praticada com saúde e segurança. Para isso, deve ser realizada sob a coordenação de um profissional de educação física formado e legalmente inscrito no conselho. Além disso, o estabelecimento precisa ter condições físicas adequadas para poder funcionar.

Ainda de acordo com Balbino, os agentes de orientação e fiscalização foram designados a fiscalizar academias, clubes e até escolas que possuem espaços destinados a prática esportiva. Até o momento, 10 espaços foram alvos da comitiva, sendo que desses, apenas um foi encontrado dentro das regras estipuladas pelo conselho. Os outros nove foram fechados por irregularidades.

Os profissionais responsáveis em visitar os estabelecimentos esportivos, primeiro verificam se o local tem licença de funcionamento, alvará da vigilância sanitária, registro de pessoa jurídica junto ao CREF 12ª e se os profissionais estão habilitados para trabalhar como técnicos de educação física, isto é, se possuem registro profissional. Caso seja confirmada alguma irregularidade, a academia é autuada e tem um prazo para sanar os problemas. Após esse prazo, os fiscais retornam e conferem se tudo está em ordem.

“Já visitamos as academias e outros espaços de Penedo outras vezes. Notificamos e até interditamos alguns estabelecimentos. Só que agora retornamos a cidade e estamos encontrando os mesmos problemas, nos mesmos locais, e isso é inadmissível. Não temos outra saída não ser acionarmos o Ministério Publico”, explicou o professor José Carlos.

Menores de idade malham sem autorização dos pais

Fora problemas estruturais, e equipamentos sem as menores condições de uso, os agentes de fiscalização também encontraram em Penedo dezenas de adolescentes malhando sem a devida autorização dos pais. “Não basta o interessado chegar aqui, se inscrever, pagar e malhar não. É preciso uma autorização dos pais autorizando a prática por escrito”, destacou Balbino.

Os técnicos do CREF 12ª permanecerão em Penedo até a manhã desta sexta-feira, 08. As pessoas que precisarem de algum tipo de orientação sobre a regulamentação da profissão, ou outros assuntos ligados à atividade desenvolvida pelo órgão, podem procurar os responsáveis na 9ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), situada na Praça Largo de Fátima, no Centro de Penedo.

Ao término da ação itinerante, o conselho divulgará o balanço oficial da operação.