O Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen Maceió) vai promover o I Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, com o tema “Maceió Articulando Redes”. O evento acontecerá nos dias 7 e 8 deste mês, na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits).
A conferência de abertura – “Por que os humanos usam drogas?” – será proferida por Antonio Nery Filho, médico com doutorado em Sociologia e Ciências Sociais, na Université Lumiere Lyon 2, da França, e pós-doutorado pela Université Laval, do Canadá.
Segundo Maria Amorim, presidente do Comen, Nery tem mais de 30 anos de experiência no tratamento de usuários de drogas e é um dos maiores especialistas no Brasil na recuperação de dependentes químicos. É também membro da Câmara Técnica do Conselho Nacional Antidrogas e coordenador-geral do Centro de Estudos de Terapia e Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A conferencista do dia 8 será Patrícia Maia Von Flach, mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade da Bahia (UFBA) e representante da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia na Comissão Gestora Estadual do Programa Federal Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência (Pronasci), e abordará “Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil”.
Entre os participantes da mesa de debates “Maceió Articulando Redes”, além da presidente do Comen, estarão o secretário de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), Jardel Aderico, e Izolda Dias de Araújo, presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes de Alagoas (Conem/AL).
Durante todo o fórum estão previstas atividades como debates, oficinas temáticas e formação de grupos para a discussão sobre prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social, redução de oferta, redução de danos e estudos, pesquisa e avaliação.
O Comen é um órgão deliberativo com capacidade de decidir sobre formulação, controle, fiscalização, supervisão e avaliação das políticas públicas, inclusive na definição e destinação do orçamento do município e é composto por instituições governamentais e sociedade civil organizada.
Os órgãos que compõem o Comem são: secretarias municipais de Educação (Semed), de Assistência Social (Semas), de Saúde (SMS) e de Esporte e Lazer (Semel) – todas de Maceió; Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (FMAC); Câmara Municipal de Maceió; Conselho Municipal da Condição Feminina; Conselho Tutelar; e Secretaria Estadual de Defesa Social. Entre os representantes da sociedade civil estão o Conselho Regional de Psicologia (CRP/15), Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
