Com o objetivo de garantir e fiscalizar o cumprimento da política de defesa dos direitos dos idosos em Maceió, o Conselho Municipal do Idoso (CMI) realizou nesta sexta-feira (3) a eleição de representantes de instituições da sociedade civil que comporão o conselho no biênio 2017 – 2019.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, a interação entre conselheiros é importante para efetivação da política de proteção ao idoso no município. “O Conselho Municipal como órgão fiscalizador e consultivo tem essa função de assegurar a cidadania da pessoa idosa, criando condições para a garantia de seus direitos”, ressaltou a gestora.
Segundo Thaís Mendes, presidente da comissão eleitoral, esse é um momento para renovação dos representantes das entidades, a fim de que todos possam contribuir com a garantia dos direitos dos idosos.
A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Marta Marisa da Silva, também esteve presente e falou da importância das eleições. “Não há política pública sem controle social. Por isso, a importância da escolha de novos integrantes para compor o Conselho, que fiscalizará o cumprimento da política municipal de proteção ao idoso”, destacou.
Doze instituições que desenvolvem atividades com pessoas idosas no município de Maceió se qualificaram como candidatas. Essas entidades são: Abrigo São Vicente de Paula, Associação Alagoana de Assistência ao hipertenso e ao Diabético (AAAHD), Associação Brasileira de Alzheimer Regional Alagoas (Abraz/Al), Associação Nacional de Gereontologia de Alagoas(ANG), Associação Pestalozzi de Maceió, Centro de Apoio a Mulher e Idoso de Alagoas (CEAMI), Conselho Regional de Psicologia da 15ª Região, Federação das Associações de aposentados e Pensionistas e Idosos de Alagoas(FAAPIAL), Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal), Fundação Brasil de Apoio ao Idoso (Funbrasil), Pastoral da Pessoa Idosa(PPI), Serviço Social do Comércio – Administração Regional no Estado de Alagoas (Sesc/AL). Dessas 12, serão eleitas cinco para atuar no Conselho Municipal do Idoso.
Para o represente da Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal), Petrúcio dos Santos, é muito importante renovar o quadro de integrantes do conselho. “Dessa forma, todas as instituições terão a oportunidade de contribuir para a defesa dos direitos dos idosos”, disse.
A posse dos novos conselheiros Municipais do Idoso para o biênio 2017 – 2019 acontecerá no dia 17 de fevereiro.
