A jornalista Gal Monteiro é uma das homenageadas com o título Amigo da Cultura
O Conselho Estadual da Cultura entrega nesta sexta-feira (5), quando se comemora o Dia Nacional da Cultura, o certificado Amigo da Cultura a nove personalidades e quatro instituições que contribuíram para o desenvolvimento da cultura alagoana. A solenidade está marcada para as 9h no Salão de Despachos do Palácio Floriano Peixoto.
O certificado foi instituído em agosto deste ano e será concedido anualmente, durante as comemorações alusivas à Semana Nacional da Cultura.
Na primeira edição, serão contemplados o juiz de Direito Aloísio Galvão, o fotógrafo e documentarista Durval Macário, a bailarina Karina Padilha, o produtor e gestor cultural Vinícius Palmeira, o poeta e produtor cultural Ricardo Cabus, a jornalista Gal Monteiro, a artista plástica Maria Amélia, a escritora de livros infantis Ruth Quintela e Olindina Lopes, representando os herdeiros do compositor e radialista Edécio Lopes, que será homenageado in memorian.
Também receberão o título Amigo da Cultura o Banco do Nordeste do Brasil, a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), a Braskem e a Caixa Econômica Federal.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura (Secult), Osvaldo Viegas, a lista será sempre elaborada pelo conselho anualmente, por meio de votação dos seus membros, que acontecerá na sessão anterior à reunião. Na relação dos agraciados, deverá constar resumo biográfico com área de atuação na cultura.
Viégas explica que os integrantes do Conselho levam em consideração, no ato da votação, personalidades da cultura que atuam em áreas distintas, a exemplo de audiovisual, dança, poesia, gestão cultural e comunicação, entre outras, com o objetivo de reconhecer a contribuição dos diversos segmentos culturais.
