Os membros do Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) de Murici reúnem-se nesta terça-feira, 17, a partir das 9 horas, na Câmara de Vereadores de Joaquim Gomes, para reunião extraordinária que discutirá a aprovação do regimento interno do colegiado composto pelo poder público e pela sociedade civil organizada. O encontro conta com a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Além da discussão do documento interno, haverá ainda apresentação da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. O superintendente da Semarh, Anivaldo Miranda, explica que a o conselho gestor da APA de Murici ainda é novo e que um dos primeiros passos é criar esse regimento para que as decisões sejam tomadas de forma democrática.
“O regimento interno é um instrumento imprescindível para que as tomadas de decisões que envolvem a Área de Preservação Ambiental de Murici tenham caráter democrático. Ela regula todo funcionamento que envolve o colegiado composto por conselheiros de diversos setores da sociedade, de uma forma equilibrada para que sejam tomadas as melhores decisões para essa Unidade de Conservação”, explicou o superintendente.
Caso o regimento interno seja aprovado, a perspectiva é de que no segundo semestre deste ano seja marcada a reunião de Planejamento Estratégico da APA de Murici para discutir com se darão as ações em torno da Unidade de Conservação.
A APA de Murici tem área de 116.100 hectares e abrange os municípios de Murici, União dos Palmares, São José da Laje, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes, Messias, Branquinha e Flexeiras
