O Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) de Murici realizou, na última quinta-feira (19), na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Osvaldo Timóteo, em São José da Laje, sua 6ª Reunião Ordinária. Entre as pautas, houve o lançamento do projeto em educação ambiental Conhecer Para Proteger, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O projeto Conhecer Para Proteger tem o objetivo de levar ao conhecimento de estudantes de escolas estaduais, municipais e moradores das comunidades do entorno da APA, assuntos relacionados à educação ambiental e conscientizá-los para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, mostrando alternativas para a preservação do ecossistema.
Foi um dia festivo para as 80 crianças da escola municipal Maria do Rosário Cavalcante. Elas aprenderam a fazer uso correto do patrimônio natural, participaram de brincadeiras e conheceram espécies nativas de plantas e pássaros. Houve ainda gincana, onde recolheram materiais descartados pela cidade: garrafas pet, pilhas, películas de raios-x e óleo vegetal utilizado. A gincana serviu para ensinar às crianças e jovens o manejo correto desses resíduos e também o que pode ser feito em termos de reciclagem.
Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA, falou sobre a importância do projeto para a o meio ambiente, para os moradores e para os municípios que fazem parte do conselho. Segundo ele, é preciso que as pessoas tenham conhecimentos sobre o meio em que vivem. É preciso conhecer o que é um córrego, uma nascente, determinadas plantas e animais, pois somente conhecendo eles entenderão os benefícios e malefícios e assim poderão se engajar no processo de proteção.
O presidente da APA, Ykison Teotônio de Emery, iniciou a reunião com a apresentação de slides abordando questões sobre o que é uma APA, para que serve, que espécies de animais, aves e plantas são encontrados no local e os problemas decorrentes da retirada ilegal de madeira e da caça predatória. Ykison frisou a importância da contribuição dada pelas comunidades e estudantes, pois eles são os maiores beneficiados com a preservação da área.
Participaram da reunião, representantes da Semarh, IMA, estudantes e professores da escola Maria do Rosário Cavalcante, o empreendedor da reserva, Osvaldo Timóteo da Silva, e os conselheiros de nove municípios: São José da Laje, Branquinha, Ibateguara, Novo Lino, União dos Palmares, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Murici e Messias.
Foi também apresentada a programação das gincanas que ocorrerão nos municípios que fazem parte da APA de Murici, a participação dos conselheiros juntamente com as crianças que farão parte das gincanas no Mês do Meio Ambiente, que ocorrerá de 5 de maio a 5 de junho, e o calendário para a próxima reunião, no dia 20 de junho, na RPPN Vila D’água, em Murici.
