×

Meio Ambiente

Conselho Gestor da APA Costa Corais faz balanço de ações em Maceió

Os conselheiros gestores da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais fizeram um balanço geral das atividades deste ano e projetaram as ações para 2015.
O principal objetivo das discussões foi encontrar uma solução para o problema dos resíduos sólidos gerados pelos 12 municípios que compõem a Unidade de Conservação.

O encontro ocorreu na quinta-feira (13), na sede descentralizada do Instituto do Meio Ambiente (IMA), na Ilha de Santa Rita.

A reunião durou toda a manhã e na sequência o grupo participou de uma aula a bordo do catamarã do projeto “Navegando com o Meio Ambiente”. Os gestores puderam conhecer parte do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú Manguaba (Celmm) e identificar as riquezas naturais e os impactos causados na região pela pressão urbana.

O projeto “Navegando com o Meio Ambiente” existe há quatro anos e atende grupos de jovens, estudantes, professores, organizações sociais, entre outros. Há uma palestra seguida por aula prática por entre canais que interligam as duas lagunas e pelo canal maior da Mundaú.

O diretor-presidente do IMA, Adriano Araújo, salientou a importância do projeto. “Aqui podemos conscientizar sobre os impactos ambientais da região. É gritante a diferença entre os locais preservados da APA e a área tomada pelo convívio urbano. O canal do Trapiche, que um dia foi a única forma de se chegar a Marechal Deodoro, hoje é só esgoto”, aponta.

Essa foi a última reunião do ano realizada pelo Conselho Gestor da APA Costa dos Corais (APACC), que foi criada em 1997 e é a maior Unidade de Conservação federal marinha do Brasil. Possui cerca de 120 km de praia e mangues. Abrange uma área que vai do município de Tamandaré, em Pernambuco, ao norte da cidade de Maceió, em Alagoas.