O Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop) se reúne nesta quarta-feira, dia 21, na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), às 9h30, para debater quatro pautas. Entre elas o Plano Estadual do Cooperativismo, que vai traçar diretrizes e metas até 2014 e a apresentação dos resultados do trabalho de monitoramento da Cooperativa dos Produtores e Exportadores de Plantas, Flores e Folhagens Tropicais de Alagoas (Comflora).
Desde maio a Comflora vem sendo reestruturada com o acompanhamento da Projetur, empresa conveniada ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/Sescoop-AL) que visa abrir mercados e organizar cooperativas tornando-as funcionais. De acordo com a consultora Luzinei Lira, a unidade recebeu apoio contábil e jurídico da OCB/Sescoop-AL e a parte administrativa ficou por conta da execução de um planejamento estratégico desenvolvido junto as cooperadas.
“A Comflora tem um trabalho diferenciado no mercado, possui um produto de altíssima qualidade, mas passou por dificuldades. Agora já estão retornando ao mercado. De 22 a 25 deste mês vão participar da 14ª Fiaflora e Expogarden, no Anhembi em São Paulo. Isso mostra que com a participação e a dedicação de todos os associados à cooperativa consegue alcançar seus objetivos”, destacou Luzinei Lira.
Outra demanda que está na pauta do Conecoop é a apresentação da proposta de tornar 2012 o ano do cooperativismo alagoano. O gerente de Cooperativismo e Associativismo da Seplande, Juan Priegue, explicou que a proposta é da Organização das Nações Unidas (ONU) e se aprovada, em novembro, o Conselho deve elaborar uma série de ações de fomento e crescimento do cooperativismo no estado.
“Com a aprovação dessa proposta as ações do Conselho serão intensificadas. Faremos um trabalho de fortalecimento ao mercado cooperativo, estimular as capacitações, e envolver ainda mais as secretarias de estado que fazem parte do conselho. Será um ano de muito trabalho e desenvolvimento”, afirmou o gerente de Cooperativismo, Juan Priegue.
A superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas, Márcia Túlia Pessôa, enfatizou o apoio do governo do estado às demandas do cooperativismo. “A Seplande, sob o comendo do secretário Luiz Otávio Gomes, tem dado uma contribuição importantíssima para o crescimento do cooperativismo no estado. O Conecoop proporciona o debate do futuro para o cooperativismo em Alagoas”, ressaltou.