O Conselho Editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos reuniu-se, nesta quinta- feira (28), na sede do Arquivo Público de Alagoas (APA). Os encontros do colegiado – que são trimestrais – servem para avaliar e sugestionar as ações a serem desenvolvidas pela Imprensa Oficial.
Na ocasião foi apresentado o balanço das ações da editora no ano de 2013; o desempenho do estande da instituição na VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas; os resultados da coleção infantil “Coco de Roda”; a loja virtual da editora também foi apresentada, bem como os novos pontos de venda na cidade.
“A Imprensa Oficial Graciliano Ramos, bem como todos os seus colaboradores, está de parabéns pela dedicação com que desenvolve seus produtos e serviços. Prova disso é o salto de qualidade que foi conquistado nos últimos anos”, afirmou o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.
Por fim, os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Arquivo Público de Alagoas (APA), através de uma apresentação em forma de linha do tempo sobre a instituição, explicada pelo diretor do APA, Marcos Vasconcelos Filho.
Nela, os principais pontos de avanço alcançados nos últimos dois anos foram explicitados, como o lançamento do livro “Arquivo Público de Alagoas – Memórias histórico-administrativas” e da “Revista do Arquivo Público nº 2”; a renovação do Termo de Cooperação Técnico-Científica junto à Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal); a aquisição de scanners ultramodernos para a catalogação digital de todo o acervo da instituição; além do anúncio do lançamento de um álbum com fotografias raríssimas, que mostram a vida da sociedade alagoana no século passado, para o início do ano de 2014.
Em seguida, os conselheiros fizeram uma visita de reconhecimento pelas dependências do APA e puderam comprovar todos os avanços conseguidos e os trabalhos desenvolvidos pela instituição.
“Não há recompensa maior para o cenário cultural do que ver e comprovar os avanços na gestão do Arquivo Público. O Governo do Estado, na pessoa do secretário Álvaro Machado e do diretor do APA, Marcos Vasconcelos Filho, está de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, garantiu o historiador Douglas Apratto.
Também estiveram presentes na reunião o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Moisés de Aguiar; a museóloga, Cármen Lúcia Dantas; a empresária, Sheila Maluf; o historiador e vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto; a editora da Revista Graciliano, Janayna Ávila e o diretor do Arquivo Público de Alagoas, Marcos Vasconcelos Filho.
