Conselheiros foram nomeados com posse de permanência de dois anos
O Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop) conta agora com dez novos membros. Em reunião realizada, nesta terça-feira (22), na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), os conselheiros foram nomeados, com posse de permanência de dois anos, para gerir as ações e planejamento estabelecidos pela instituição.
Nesse sentido, visando atribuir as respectivas responsabilidades aos representantes do conselho, foi apresentada a regulamentação da Lei 6.094, instituída pela política estadual do cooperativismo, em 2008. Os direcionamentos, a estruturação e os mecanismos necessários para promover o encaminhamento adequado às competências exigidas pelo conselho foram os focos de discussão da reunião.
Durante o encontro, foram expostos os resultados do Grupo de Trabalho, com a divulgação de levantamentos das demandas individuais das cooperativas inseridas no programa. A partir disso, foi feita uma análise que identificou comparativamente as exigências das instituições com os cursos ofertados pelo Ministério da Educação, por meio do programa Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), chegando ao total de 13 cursos e 1.610 vagas para os nove municípios assinalados.
Em continuidade às ações instituídas pelo decreto, foi lançado o Cadastro Geral das Sociedades Cooperativas do Estado de Alagoas. Baseado em dados fornecidos pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), outro levantamento foi elaborado referente a informações sobre o cooperativismo em âmbito estadual. Uma lista com seis itens foi inicialmente executada, a fim de coletar o nome, ramo, município, endereço, data de abertura e fechamento de cada cooperativa registrada. Com a apuração, 453 órgãos foram identificados ao longo de 90 anos.
Com o objetivo de analisar as experiências anteriores e formular soluções para consolidar o trabalho do atual conselho, serão realizadas reuniões mensais com os membros do conselho. A primeira está prevista para o dia 14 de agosto, quando será estabelecido um planejamento estrutural da organização do conselho constituinte.
Conecoop – Em funcionamento há seis anos, o conselho é formado por onze membros, sendo cinco representantes das cooperativas indicadas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), cinco secretarias estaduais (agricultura, saúde, educação, assistência social e trabalho) e a presidente da entidade, Poliana Santana.
O conselho é responsável pelo estabelecimento de políticas públicas para o desenvolvimento das cooperativas no Estado de Alagoas. Cabe a entidade não apenas a estruturação de medidas que fomentem as cooperativas, como também determinar as diretrizes e programas de alocação de recurso, promovido por meio dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), por exemplo. Com isso, o Conecoop consegue garantir o direcionamento adequado para que cada membro cumpra com suas responsabilidades durante o período de atuação.
