×

Alagoas

Conselho de Segurança de Arapiraca faz reunião na Defesa Social

O secretário de Defesa Social Dário César recebeu nesta quarta, 16, a visita dos representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Arapiraca. A audiência, realizada no auditório da SDS, se constituiu também na primeira reunião ordinária do Conselho Municipal que teve como pautas ações visando a redução dos índices de violência, o tráfico de drogas, efetivo policial, entre outros temas ligados à segurança pública.

Em reunião que durou duas horas, o secretário de Defesa Social Dário César ouviu atentamente a manifestação de cada representante com assento tanto no Conselho de Segurança como no Gabinete de Gestão Integrada de Arapiraca. Entre os pleitos debatidos no encontro, destacam-se a instalação de seis bases de policiamento comunitário; implantação do Programa de Combate às Drogas na Rede Escolar (Proerd); responsabilização da custódia de presos provisórios ao sistema prisional, e não à policiais civis, e implantação de uma delegacia especial de combate às drogas.

O promotor Geraldo Magela, que atua em Arapiraca há vários anos, felicitou o secretário Dário César pela assunção ao cargo, destacou sua capacidade de trabalho e se disse satisfeito, também como cidadão, com a escolha feita pelo governador Teotônio Vilela por um nome de um alagoano tão respeitado e capaz para conduzir os trabalhos da segurança pública de Alagoas. “É uma prova de que o nosso Estado tem pessoas competentes e que sabem honrar o nome de Alagoas pelo país afora”.

“Saio da reunião plenamente satisfeito e com a certeza de que os pleitos apresentados à cúpula da secretaria de Defesa Social vão ter uma atenção especial e que ações governamentais vão ser adotadas no enfrentamento dos problemas em Arapiraca e na região”, constatou o promotor Geraldo Magela, membro do Conselho Municipal de Segurança Pública de Arapiraca.

Para o vice-presidente do Conselho de Segurança e também secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Arapiraca, José Soares, a escolha do governador pelos nomes do cel. Dário César e do delgado José Edson foi acertada e demonstra a integração entre as polícias militar e civil. “Com a união das forças policiais, seguramente quem vai sair ganhando é a sociedade alagoana”.

Maurício Fernandes, da OAB de Arapiraca, destacou a importância da reunião com a cúpula da secretaria de Defesa Social e reconheceu o comprometimento de todos com os pleitos levados ao governo do Estado. “O documento reflete um pleito da comunidade arapiraquense e as reivindicações deverão, certamente, receber atenção especial pela segurança pública”.

O secretário Dário César afirmou que reconhece os problemas que a população alagoana vem enfrentando com os índices de violência e garantiu que a cúpula da segurança pública está consciente da difícil tarefa que tem pela frente, mas é com inovação, metas e resultados que o governo de Alagoas vai enfrentar o tema que incomoda à população e aos gestores. “O patamar de violência registrado no país e, em particular, em nosso Estado, carece de ações de curto, médio e longo prazo. E isso nós vamos implementar”.

Para o secretário, são parcerias como as de Arapiraca, por intermédio do Conselho Municipal de Segurança e do Gabinete de Gestão Integrada, que se conseguem resultados positivos na redução pela violência. “Nós temos perspectivas de melhorias e a responsabilidade é de todos. A participação da sociedade civil organizada é imprescindível neste contexto”, reconheceu Dário César.

Ao final do encontro, o secretário de Defesa Social informou aos membros do Conselho e do Gabinete de Gestão Integrada que todos os pleitos de Arapiraca apresentados na reunião vão ser levados para a oficina de trabalho que o Ministério da Justiça estará realizando, no mês de março, em Maceió.

A reunião contou ainda com a participação do secretário adjunto José Edson, Cel. Vínicus diretor de planejamento, delegado Valdekes Pereira, do Ten. Cel. Marcos Sampaio, e representantes da Associação Comercial, Ministério Público, OAB, CDL, Pronasci, Câmara Municipal, Conselho Tutelar e associações comunitárias.

Um novo encontro entre a cúpula da secretaria da Defesa Social e representantes do Conselho e Gabinete Integrado de Arapiraca ficou definido para a segunda quinzena de abril, em Arapiraca.