Líderes dos cabos e soldados foram convocados pelo presidente do Conselho de Segurança Pública de Alagoas, Delson Lyra, para discutir a elaboração e a aplicabilidade do novo código de ética da PM, que ainda está sendo preparado. Uma audiência foi marcada para a próxima segunda-feira (29), a partir das 9 horas, na sede do conselho.
Segundo a PM divulgou estão previstas diversas mudanças no novo código que regerá a corporação. Entre elas está a proibição da prisão administrativa policial quando se transgride de forma disciplinar. Neste caso, a punição seria substituída apenas por uma suspensão de 10 dias.
Os militares afastados por indisciplina também poderia ser reintegrado, sem maiores sanções, inclusive desenvolvendo as mesmas prerrogativas. As regras para evitar o serviço extra de segurança particular, o popular ‘bico’, igualmente ficariam mais rígidas com a nova norma.
As reformulações foram aprovadas pela Procuradoria Geral do Estado. Mas, ainda passará por uma análise do secretário de Defesa Social, Paulo Rubim e pelo Gabinete Civil, onde pode ser transformado em Projeto de Lei e depois enviado à Assembleia Legislativa Estadual para votação.