O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) encerrou mais uma etapa do processo eleitoral que está definindo os novos representantes dos segmentos culturais no órgão consultivo. Até agora, seis das nove cadeiras destinadas à sociedade civil já foram preenchidas. Na próxima semana outros três segmentos indicarão seus representantes.
Esta semana elegeram suas lideranças os segmentos ‘Artes Cênicas (circo, teatro e dança)’, ‘Culturas Afro-brasileiras’, e ‘Arte Digital, Artes Visuais e Fotografia’. Na próxima semana, dia 22, são os artistas ligados à música que indicarão seus representantes. Na sequência, os segmentos ‘Literatura, Livro e Leitura’ e ‘Arquivos, Patrimônio Material, Imaterial e Museus’, apontam os últimos novos integrantes do CMPC, nos dias 23 e 24 de abril, respectivamente.
Os conselheiros eleitos vão integrar o Conselho no biênio 2015/2017, período em que o órgão terá o apoio das Câmaras Setoriais de cada segmento. A implantação das Câmaras abre uma nova frente de debate com cada segmento, bem como oportuniza a definição e apresentação de propostas específicas para cada área representada no CMPC.
Dos segmentos que já realizaram suas reuniões, cinco já elegeram também as coordenações de suas Câmaras Setoriais. Apenas o Audiovisual deixou a decisão para um próximo encontro.
Confira os conselheiros já eleitos para integrar o CMPC no novo biênio:
1. Representando o Audiovisual, Ismélia Tavares (titular) e Raphael Barbosa (suplente);
2. Representando a Cultura Popular, Elvis Pereira (titular) e José Cláudio (suplente);
3. Representando o Artesanato, Moda e Design, Vania Oliveira (titular) e Marta Melo (suplente);
4. Representando as Artes Cênicas, Udson Pinheiro (titular) e David Cavalcante (suplente);
5. Representando as Culturas Afro-brasilieras, Célio Rodrigues (titular) e Denivan Costa (suplente);
6. Representando as Artes Visuais, Digitais e Fotografia, Álvaro Brandão (titular) e Achiles Escobar (suplente).
