×

Maceió

Conselho de Administração discute previdência no Brasil

O encerramento da I Semana de Educação Previdenciária, promovida pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Iprev), aconteceu nessa quinta-feira (6) com a 3ª reunião do Conselho de Administração, que teve como pauta o Regime Próprio de Previdência Social, equilíbrio atuarial e financeiro, além da eleição dos membros do Comitê de Investimento.

“Foram três dias intensos e de muito aprendizado, onde tivemos a oportunidade de discutir temas previdenciários e soluções para problemas do nosso dia a dia. Ao convidarmos os pares a participar dos seminários e das reuniões tivemos a riqueza da diversidade das informações e troca de conhecimentos seja com os servidores do Iprev, representantes dos recursos humanos das secretarias, sindicatos, associações e membros do Conselho de Administração”, ressaltou a diretora-presidente do Iprev Maceio, Fabiana Toledo.

Neste último dia de trabalho, durante a reunião do Conselho Administrativo, os Conselheiros tiveram a oportunidade de comentar, questionar, tirar duvidas e esclarecer pontos da legislação do Regime Próprio de Previdência Social durante uma extensa explanação sobre o tema pelo consultor e gerente da Unidade Gestora de Previdência do Banco do Brasil, Hernani Cyreli.

O consultor destacou três pontos importantes no trabalho com a previdência: transparência, gestão e governança. Além disso, mostrou a atual situação das previdências no Brasil, sempre comparando com a situação do Iprev. Cyreli falou também sobre os fundos de investimentos e sobre a importância do cálculo atuarial para a tomada de decisões.

Para o secretário de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio do município de Maceió (Semarhp), Fellipe Mamede, é preciso cuidar da previdência e dos seus segurados desde já, para que se possa ter um fundo previdenciário forte no futuro. “Nós temos que aprender a lidar com a previdência e ter no Conselho um grupo homogêneo e unido colaborando para que sejam realizadas as melhores tomadas de decisões em prol da sustentabilidade previdência municipal. Temos que plantar no hoje, o que o servidor vai precisar colher no futuro”, ressaltou.

O Conselho de Administração do Iprev Maceió é deliberativo e tem um papel fundamental para o bom andamento do Instituto. É composto por nove membros (o secretário de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio, o secretário de finanças, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, o procurador-geral do Município, a diretora-presidente do Iprev, um representante do Poder Legislativo, um representante dos servidores públicos do Poder Executivo, um representante dos servidores públicos aposentados e representante dos servidores da Câmara de vereadores).