×

Penedo

Conselheiros tutelares de Penedo são homenageados em encontro estadual na capital

Ricardo Freitas e Maria Gilvanete foram os que mais realizaram cadastros de casos no banco de dados SIPIA

Ser um conselheiro tutelar: “É saber que apesar das dificuldades que enfrentamos no dia a dia, na busca da defesa das crianças e adolescentes, temos a convicção que estamos fazendo o nosso papel e ajudando o próximo. Sem olhar a quem”. Ricardo Freitas Mota Júnior, conselheiro tutelar de Penedo.

Ele é um dos dez homenageados, entre os 102 municípios alagoanos, durante solenidade que ocorreu nesta segunda, em Maceió. O evento também foi em comemoração ao ‘Dia do Conselho Tutelar’, 18 de novembro.

Neste ano, o encontro trouxe o tema – Unidos pela Defesa das Crianças e dos Adolescentes de Alagoas -, onde reuniu representantes de todos os Conselhos do estado. A inciativa foi da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça de Alagoas.

Banco de dados nacional

O encontro contou a participação do coordenador Geral do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Wesley Rodrigues, que proferiu palestra sobre a importância do Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (SIPIA). Uma espécie de banco de dados nacional é o que explica Ricardo Freitas.

“É neste sistema que os conselheiros cadastram os seus casos atendidos. Através dele, qualquer outro conselheiro do Brasil pode ter acesso a essas informações, podendo saber se a criança ou adolescente já foi atendido em outro conselho. Um histórico. Desta forma, a central em Brasília acompanha e, também produz relatórios e levantamentos de todo o território nacional. O sistema ainda contribui com o conhecimento e a capacitação de todos os que utilizam.”

Diante da importância do banco de dados SIPIA, dois conselheiros de Penedo foram homenageados. Ricardo Freitas Mota Júnior e Maria Gilvanete da Hora Mártires receberam o reconhecimento por terem sido os dois que mais utilizaram o sistema, tanto para alimentar com atendimentos, quanto para consultas na busca de capacitação e aprendizado.

Apesar de ser o seu primeiro ano como conselheiro tutelar de Penedo, Freitas encerrou definindo seu papel em ajudar o próximo como sendo: “Um trabalho de compromisso de amor à causa das crianças e dos adolescentes”.