×

Sergipe

Conselheiros iniciam visitas às Unidades de Saúde da Família de Aracaju

Nesta segunda-feira, dia 8, conselheiros municipais de Saúde iniciaram ação de visitas às Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju. A cada inspeção feita, eles apuraram queixas apresentadas por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), verificaram as condições de funcionamento dos serviços, avaliaram a disponibilidade de insumos médicos e hospitalares nos locais e observaram a estrutura dos prédios e condições de equipamentos.

Foram visitadas a USF José Machado de Souza (no bairro Santos Dumont) e a USF Onésimo Pinto (no Bugio). Agora, na parte da tarde, os conselheiros estiveram nas USFs Elizaberth Pita e Osvaldo Leite (ambas funcionando na mesma estrutura física, no bairro Santa Maria).

O conselheiro Joel Patrício de Lima explicou que a ação será realizada também nas próximas semanas, até que sejam visitadas todas as USFs de Aracaju. “O Conselho Municipal de Saúde não visa policiar a Saúde, mas sim ser parceiro mostrando os defeitos e as necessidades urgentes que precisam ser solucionados para melhor atender a população. Por isso, serão gerados relatórios dessas visitas. Estes documentos serão encaminhados para o Ministério Público de Sergipe, para a Secretaria da Saúde e também para a Prefeitura de Aracaju”, explicou.

Durante a visita à USF José Machado de Souza, os conselheiros observaram que a administração tem adotado medidas para sanar problemas apresentados, como a interdição da área da recepção, que foi feita pelo setor de engenharia da secretaria. Na unidade, parte da laje do prédio está comprometida e a Saúde de Aracaju já instalou tapumes para garantir a segurança dos usuários enquanto a obra de reconstrução da área afetada é planejada.

Os conselheiros elogiaram a postura dinâmica das gerentes e dos funcionários das unidades que têm contribuído repassando todas as informações solicitadas a respeito do atendimento e funcionamento das USFs. “Os servidores hoje entendem que somos parceiros e isso é muito bom, torna o relacionamento com órgão público mais aberto, mais proveitoso para que a gente ajude a saúde a melhorar”, afirmou Joel Patrício de Lima, que acrescentou que os conselheiros estão otimistas quanto ao trabalho realizado.

Vistoria à tarde

No bairro Santa Maria, duas USFs funcionam na mesma estrutura física. Pela parte da manhã, a USF Elizabeth Pita atende uma parte da população, enquanto no período da tarde funciona o corpo técnico da USF Osvaldo Leite. No local os conselheiros conversaram com as respectivas gerentes das unidades e apontou alguns pontos que certamente serão melhorados nos próximos meses.

“Em breve sairemos deste espaço. Estamos procurando um lugar maior provisoriamente, enquanto nossa unidade passa por ampliação. A USF Osvaldo Leite também já está sendo construída, o que levará seus pacientes para tratamento em sua própria localidade. Certamente, após a conclusão da construção da nova USF Elizabeth Pita, teremos um espaço muito aproveitado, consideravelmente maior, o que trará maior conforto para a população”, informou Stephany S. Pereira, gerente da USF Elizabeth Pita.

Segundo os conselheiros, no relatório será apontada a demolição desta USF para a reconstrução de outra muito maior. “Estamos sendo muito bem recepcionados pelos gerentes das unidades, que entendem que nosso papel é buscar e apontar os problemas, mas com o intuito de resolvê-los. Na próxima quarta-feira, 10, certamente já teremos o relatório sobre as unidades visitadas nesta segunda-feira. O mesmo será apresentado aos demais conselheiros durante reunião”, explicou a conselheira Lucineide de Siqueira.