Os imóveis serão entregues aos beneficiários sem financiamentos
As obras dos residenciais Joaquim Beltrão e Rubens Carvalho, com 143 e 72 unidades habitacionais, respectivamente, estão 97% concluídas e beneficiarão 215 famílias coruripenses de baixa renda. As informações foram atualizadas nesta quarta-feira (22), pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
A superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima, informou que as moradias estão praticamente prontas e que os trabalhos de infraestrutura estão sendo concluídos. “Estamos checando os últimos detalhes das casas e finalizando os trabalhos de drenagem e esgoto”, afirma a superintendente.
Os conjuntos habitacionais de Coruripe fazem parte das ações para redução do déficit habitacional no Estado, dentro do Programa Alagoas Tem Pressa, e são frutos da parceria entre os governos estadual, federal e municipal. Os imóveis serão entregues aos beneficiários sem financiamentos.
O secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, destaca que o Estado tem unido forças com o Governo Federal para facilitar o acesso dos alagoanos à casa própria. “Nossa meta é eliminar o déficit habitacional e a inadequação de moradias no Estado. Ao todo, já são quase 50 mil moradias contratadas nos últimos cinco anos”, declara o secretário.
As casas serão entregues com infraestrutura completa, incluindo redes de energia elétrica, abastecimento de água e esgotamento sanitário. No total, são 215 unidades habitacionais sendo concluídas. Cada uma possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
Trabalhos sociais paralelos
Os futuros moradores dos residenciais Joaquim Beltrão e Rubens Carvalho também estão sendo capacitados com cursos profissionalizantes que vão garantir trabalho e renda para as famílias beneficiárias. Entre os cursos oferecidos estão cabeleireiro, manicure, macramê, associativismo e apicultura. Do total de beneficiários, 160 já foram capacitados com os cursos profissionalizantes que acontecem simultaneamente às obras habitacionais.
A capacitação mais recente aconteceu na última terça-feira (21), com o curso de técnicas de apicultura, promovido pela Seinfra em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Coruripe. A realização da capacitação foi apoiada pela Cooperativa de Produtores de Mel (Coopmel), que tem hoje cerca de 170 associados na região.
Os produtores cooperados trabalham juntos na coleta do mel e são estimulados e orientados quanto à qualidade do produto, que, segundo a cooperativa, já tem selo de identificação da legítima própolis alagoana. Ao término das aulas, os alunos, além de estarem aptos a trabalhar com a produção de mel e própolis vermelha, receberão colmeias para dar início às próprias produções.
