Líder comunitária Valquíria Alves
“Viver aqui está muito diferente e mudou para melhor”. Este é o depoimento do pedreiro Adalberto Vieira, que retornou para Maceió há sete meses. Após uma temporada em Curitiba, Adalberto reencontrou a rua onde cresceu urbanizada e estruturada.
Durante a noite, moradores conversam nas calçadas ou retornam para suas residências após um dia de trabalho, enquanto as crianças jogam bola ou andam de bicicleta livremente nas ruas. O cenário é bem diferente do que era visto há alguns anos. Antes, era impossível transitar com carros e motos, devido à situação das vias. Agora, após as obras da Prefeitura, já é possível o tráfego de veículos no local.
“Nasci e cresci aqui. Brinquei muito por essas ruas quando eram de barro. Passei muito tempo fora e fiquei surpreso quando voltei. Hoje vejo meus sobrinhos brincando na mesma rua que brinquei, só que agora, está bem diferente”, relata o pedreiro que viveu até os 19 anos, no Conjunto Bruno Ferrari na Chã de Bebedouro.
Em janeiro de 2015, as vias das comunidades Bruno Ferrari e Nossa Senhora do Amparo receberam serviços de mais de 800 metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo, construção de 100 metros galerias de águas pluviais, rampas e escadarias. Os serviços foram realizados pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). Foram investidos cerca de R$ 338 mil em recursos recolhidos por meio de tributos dos contribuintes.
Dona Cilene Maria de Mendonça, moradora do conjunto há 30 anos, é comerciante no local. Ela conta como era viver no local e como a realidade mudou. “Antes, era muito buraco, lama e poeira. A gente tinha dificuldade de caminhar pelas ruas. Muitos passaram por aqui e nunca fizeram nada. Este grande trabalho só foi feito agora. Temos muito que agradecer ao prefeito Rui Palmeira e equipe. Cabe à comunidade zelar pelo que foi feito”, finalizou a moradora.
Liderança comunitária na região, Valquíria Alves também comentou as mudanças. “A gente esperou por isso por muitos anos. A rua mudou, morar aqui agora tem outro aspecto. As crianças pararam de adoecer, acabou a poeira, até a qualidade de vida melhorou. Enfim, é uma nova vida”, resumiu a liderança.
