Dois projetos brasileiros foram premiados no pitching DocMontevideo 2013, no Uruguai, que anunciou seus vencedores no último fim de semana. “Memento Mori”, apresentado pela produtora Plano 3 Filmes, foi agraciado no Pitching de Documentários com os prêmios de Desenvolvimento de Projetos do Tribeca Film Institute – Fundo Media Arts América Latina, com o Prêmio HTV-3 TAJAM de serviços de Correção de Cor no valor de 15 mil dólares, a serem executados no Brasil, e com a seleção para o Pitching DocsDF – Festival de Documentários da Cidade do México, que acontece entre os dias 24 de outubro e 3 de novembro. Já “Microcrédito, macro câmbio”, apresentado pela Plataforma, foi um dos vencedores do pitching de séries e contemplado com o prêmio EGEDA América Latina, no valor de 750 dólares.
“Memento Mori”, documentário que será dirigido por Haroldo Borges, conta a história de seu irmão Alexandre, que tenta se comunicar com sua mãe, já falecida, por meio da Transcomunicação Instrumental, ciência que estuda a comunicação com os mortos por equipamentos eletrônicos. De um lado, a busca por respostas científicas. Do outro, a tentativa de compreensão sobre como a morte pode dar sentido à vida.
“Microcrédito, macro câmbio”, por sua vez, é uma série de cinco episódios, dirigida por Juliana Borges e Roberto Vilela, que mostra a popularização do microcrédito num mundo onde boa parte da população vive com menos de R$ 3 por dia. A série pretende mostrar o que é, como funciona e quem são os agentes envolvidos nessa prática, que promove grandes mudanças sociais e econômicas, em 14 países.
Brasil também se destaca no Prêmio TAL – Televisão América Latina
No âmbito do DocMontevideo, também foram anunciados os vencedores dos prêmios concedidos pela rede TAL – Televisão América Latina, com o objetivo de reconhecer a excelência e qualidade na produção de conceúdos produzidos por redes de TV públicas e culturais latino-americanas. O Brasil foi reconhecido em duas das oito categorias: Produção de Série (Ficção, não ficção e infantil), com a série “Caminhos”, exibida pelo SESC TV, e Produção Educativa para Televisão, que premiou a série “Florestabilidade”, produzida e exibida pelo Canal Futura, dedicada a mostrar experiências bem-sucedidas no manejo de recursos das florestas pela população ribeirinha, em comunidades extrativistas, indígenas e por empresas, principalmente nos estados do Acre, Amazonas e Pará.
A seleção dos ganhadores dos Prêmios Tal foi realizada por um júri internacional e pelo voto do público na página da rede TAL na internet. O DocMontevideo anunciará ainda, nos próximos meses, os vencedores dos prêmios Aquisição de Televisão Nacional, Prêmio National Film Board Canadá e as seleções de projetos para o encontro de coprodução DokLeipzig, para o pitching DocBuenosAires 2013, para o Visions du Reél 2014 e o Edinburgh Pitch, na Escócia.
