×

Cultura

Conheça os projetos brasileiros premiados no DocMontevideo 2013

Dois projetos brasileiros foram premiados no pitching DocMontevideo 2013, no Uruguai, que anunciou seus vencedores no último fim de semana. “Memento Mori”, apresentado pela produtora Plano 3 Filmes, foi agraciado no Pitching de Documentários com os prêmios de Desenvolvimento de Projetos do Tribeca Film Institute – Fundo Media Arts América Latina, com o Prêmio HTV-3 TAJAM de serviços de Correção de Cor no valor de 15 mil dólares, a serem executados no Brasil, e com a seleção para o Pitching DocsDF – Festival de Documentários da Cidade do México, que acontece entre os dias 24 de outubro e 3 de novembro. Já “Microcrédito, macro câmbio”, apresentado pela Plataforma, foi um dos vencedores do pitching de séries e contemplado com o prêmio EGEDA América Latina, no valor de 750 dólares.

“Memento Mori”, documentário que será dirigido por Haroldo Borges, conta a história de seu irmão Alexandre, que tenta se comunicar com sua mãe, já falecida, por meio da Transcomunicação Instrumental, ciência que estuda a comunicação com os mortos por equipamentos eletrônicos. De um lado, a busca por respostas científicas. Do outro, a tentativa de compreensão sobre como a morte pode dar sentido à vida.

“Microcrédito, macro câmbio”, por sua vez, é uma série de cinco episódios, dirigida por Juliana Borges e Roberto Vilela, que mostra a popularização do microcrédito num mundo onde boa parte da população vive com menos de R$ 3 por dia. A série pretende mostrar o que é, como funciona e quem são os agentes envolvidos nessa prática, que promove grandes mudanças sociais e econômicas, em 14 países.

Brasil também se destaca no Prêmio TAL – Televisão América Latina

No âmbito do DocMontevideo, também foram anunciados os vencedores dos prêmios concedidos pela rede TAL – Televisão América Latina, com o objetivo de reconhecer a excelência e qualidade na produção de conceúdos produzidos por redes de TV públicas e culturais latino-americanas. O Brasil foi reconhecido em duas das oito categorias: Produção de Série (Ficção, não ficção e infantil), com a série “Caminhos”, exibida pelo SESC TV, e Produção Educativa para Televisão, que premiou a série “Florestabilidade”, produzida e exibida pelo Canal Futura, dedicada a mostrar experiências bem-sucedidas no manejo de recursos das florestas pela população ribeirinha, em comunidades extrativistas, indígenas e por empresas, principalmente nos estados do Acre, Amazonas e Pará.

A seleção dos ganhadores dos Prêmios Tal foi realizada por um júri internacional e pelo voto do público na página da rede TAL na internet. O DocMontevideo anunciará ainda, nos próximos meses, os vencedores dos prêmios Aquisição de Televisão Nacional, Prêmio National Film Board Canadá e as seleções de projetos para o encontro de coprodução DokLeipzig, para o pitching DocBuenosAires 2013, para o Visions du Reél 2014 e o Edinburgh Pitch, na Escócia.