×

Brasil/Mundo

Conheça o Feng Shui

Feng Shui é a uma arte e ciência chinesa milenar, com origem na filosofia taoísta. O intuito dessa arte é fazer com que o ambiente seja decorado de uma maneira que possa atrair forças benéficas da natureza, harmonizando o espaço.

O significado literal de Feng Shui é ‘vento’ e ‘água’, e sua pronúncia correta é ‘fân shuei’. No Japão, pela diferença de alfabeto, são usados ideogramas que são os mesmo usados em outros países como Vietnã e Coreia.

Atualmente, as pessoas vêm tentando encaixar esse estudo milenar nas suas vidas, por isso muitas empresas vem vendendo imóveis na planta planejados e construídos pelos preceitos do Feng Shui. Com isso algumas regras devem ser seguidas, como:

– A janela deve estar na parede contrária a porta;
– Os quartos não podem estar perto da sala;
– Os cômodos devem ser grandes o suficiente para que sobre espaço em volta da cama;
– Todos os espaços devem ser úteis;
– Os ambientes devem ser claros e bem iluminados.

Como funciona

O Feng Shui é a arte de organizar as coisas para que o ambiente receba boas energias, conseguindo equilibrar tudo que recebe de fora e o que vem de dentro. Por isso, existem algumas ações que devem ser seguidas para a decoração do ambiente, como cor, lugar, forma e plantas.

São elas:

Sucesso
Elemento: Fogo
Cor: Vermelho
Forma: Triangular
Planta: Alecrim e louro
Pedra: Ágata e granada

Relacionamento
Elemento: Terra
Cores: Tons de rosa
Forma: Quadrada
Planta: Hibisco
Pedra: Quartzo rosa

Criatividade
Elemento: Metal
Cores: Pastel e branco
Forma: Circular
Planta: Salsa e zínia
Pedra: Brancas

Amigos
Elemento: Metal
Cores: Cinza e branco
Forma: Oval e esférica
Planta: Margarida
Pedra: Ametista

Trabalho
Elemento: Água
Cores: Preto e tons escuros
Forma: Sinuosa
Planta: Jasmim e tomilho
Pedra: Turmalina negra

Espiritualidade
Elemento: Terra
Cores: Lilás e verde
Forma: Quadrada
Planta: Arruda
Pedra: Lápis-lazuli

Família
Elemento: Madeira
Cores: Verde e azul
Forma: Oval
Planta: Hortelã
Pedra: Amazonita

Prosperidade
Elemento: Madeira
Cores: Púrpura
Forma: Oval
Planta: Manjericão
Pedra: Malaquita

Esses são alguns dos elementos que devem ser usados na decoração, tendo como objetivo fazer com que o chi circule livremente pelo espaço, levando tranquilidade e harmonia por todo o ambiente. Eles são definidos pelo baguá, que é a base para toda essa arte.

Como colocar o Feng Shui em prática

Se você quer adaptar sua casa para o estilo de vida do Feng Shui, essas dicas serão valiosas para a realização desse desejo.

1. Corrente d'água

É importante que você coloque uma corrente d’água em sua área da prosperidade, atraindo, assim, uma fonte de dinheiro, fazendo com que as coisas melhorem no aspecto financeiro. Ela pode ser colocada em forma de aquário ou pequenas fontes de água.

2. Porta do banheiro

O Feng Shui é mais delicado na região do banheiro, já que esse ambiente pode fazer com que todo o trabalho de harmonização feito nos outros cômodos vá por água abaixo. Uma dica para evitar esse desastre é sempre deixar a tampa do vaso sanitário abaixada e a porta fechada, assim as energias negativas que não se espalharão pelo ambiente.

3. Não dificulte a entrada na casa

Para o Feng Shui, a entrada de energia da rua para a casa é muito intensa, por isso é importante manter a entrada desobstruída, deixando-a livre para proteger seu lar das energias de fora e ainda conseguindo manter o fluxo de energia que vem dos visitantes.

Uma opção é ter um bom paisagismo ou um pequeno jardim na entrada, tendo um vaso como alternativa, também, caso more em um apartamento. Isso fará com que seu ambiente fique mais fluido e purificado.

4 . Não coloque objetos pesados no teto

Não é aconselhável pendurar coisas pesadas, principalmente perto da cabeceira da cama. Além de poder causar acidentes, coisas pesadas sobre nossas cabeças atraem preocupação e ansiedade, somatizando tudo em nosso subconsciente.