×

Brasil/Mundo

Conheça as drogas mais perigosas do mundo

Países do mundo inteiro sofrem com o uso de drogas, mas algumas são mais devastadoras que outras e necessitam com maior urgência o tratamento de drogas. As drogas, são caracterizadas como substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo. As drogas consideradas ilícitas em um país, pode ser legalizada em outro e vice e versa — um dos maiores fatores do tráfico internacional.

Vale lembrar que não são somente as drogas ilícitas o problema referente a vício e internações em clínica de reabilitação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou dados que as drogas ilícitas respondem por 0,8% dos problemas de saúde em todo o mundo, enquanto o cigarro e o álcool, juntos, são responsáveis por 8,1% desses problemas.

Sabendo dessa diferença, vamos citar as drogas mais perigosas do mundo tanto lícitas, quanto ilícitas.

Álcool

O alcoolismo é um dos problemas mais antigos relacionados a dependência, e consequentemente, o tratamento alcoolismo é extremamente necessário e com alta procura. O problema do alcoolismo está basicamente no fato da “recaída”. Após a alta em uma clínica de recuperação, a incidência de recaída é alta pela facilidade ao acesso na substância.

Segundo a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), o consumo de bebida alcoólica na adolescência tem início por volta de 13 a 14 anos, acentuando-se aos 16, podendo causar dependência entre os 18 e 23 anos, sem o tratamento alcoolismo adequado permanece até a vida adulta.

Crack

O crack circula na sociedade mundial desde 1980, quando a cocaína tornou-se uma droga generalizada dentro do mundo do tráfico de drogas. Originalmente, a cocaína tinha um valor elevado, o que levou os traficantes a buscarem meios de baratear o produto, dessa forma, usando bicarbonato de sódio como uma maneira de destilar o pó em forma de pedra, o que permitiu vender a droga em uma quantidade menor e um maior número de pessoas.

Desde então, o crack se tornou uma das maiores epidemias de drogas no mundo, somente no Brasil somando todas as capitais e o Distrito Federal – atinge a 0,81% da população dessas cidades, o que representaria cerca de 370 mil usuários regulares que necessitam de tratamento crack — De acordo com os dados da FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz).

Cocaína

A cocaína é uma das drogas mais caras de se adquirir comparada a outras substâncias ilícitas, entretanto, quando falamos de dependência de drogas mundialmente, a cocaína é uma das que mais se destaca.

Além de precisar de um tratamento cocaína, a desintoxicação da substância no corpo deve ser realizada com maior critério, pois sua confecção pode ser misturada a diversas substâncias e inaladas diretamente para dentro do corpo sem saber sua procedência.