×

Brasil/Mundo

Conheça a rotina dos profissionais de enfermagem na UTI

A primeira UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foi criada em 1926 pelo Dr. Walter Dandy. Já no Brasil, a primeira UTI foi criada no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, na década de 70. Atualmente há uma grande busca pela área e a quantidade de profissionais de enfermagem em UTI só aumenta.

A atuação na área é ampla, um profissional pode trabalhar em diversas áreas a em diferentes locais, como clínicas, hospitais e cuidados em domicílio. Se você pretende fazer pós graduação em saúde e bem estar social ou enfermagem, esse post é para você conhecer a rotina desses profissionais.

Importância de um enfermeiro intensivista

Um enfermeiro que fez pós graduação em enfermagem na UTI tem um papel indispensável nas UTIs, ele está à beira do leito e carrega muitas responsabilidades. Ele é o braço direito de todos os funcionários que trabalham nas UTI, como o médico plantonista, o fisioterapeuta, entre outros.

Além disso, é o enfermeiro que está sempre do lado do paciente e da família do mesmo, ele é responsável por levar bem-estar e promover higienização e conforto ao paciente.

Papéis de um profissional de enfermagem na UTI

O enfermeiro intensivista tem muitas tarefas durante seu plantão, elas incluem:

● Administração da higiene: troca de roupas, banhos, limpezas de curativos, entre outras são responsabilidades desses profissionais, a administração da higiene do paciente ajuda a controlar as possíveis infecções hospitalares;
● Monitoramento do paciente: o enfermeiro também é responsável por diminuir e controlar dores, dar medicamentos e analisar a hemodinâmica do paciente;
● Treinamento de equipes: o profissional também atua no processo de capacitação de equipes, em diversas situações que acontecem no cotidiano.

Se você pretende se especializar em enfermagem em UTI, com pós graduação EAD em educação, saiba que além de habilidade técnicas, a profissão requer conhecimentos em gestão, tecnologia e recursos humanos, assuntos ensinados em pós graduação ead e presencial.

UTI de COVID-19

De fato, a pandemia do coronavírus pegou todos de surpresa, principalmente os profissionais da saúde, todos eles estão tendo um papel vital no combate ao COVID-19.

A rotina dos profissionais em enfermagem tomaram um novo rumo, as UTIs públicas e privadas estão lotadas, e o que não falta é correria e paciente, a evolução da doença é rápida, e as técnicas de tratamento também são novas, mesmo para profissionais experientes.

Sem dúvidas a rotina para quem está na linha de frente no combate ao vírus é exaustiva, os profissionais que não podem ficar enfermos têm lutado todos os dias para garantir qualidade de vida aos seus pacientes.

Portanto, para ser um bom profissional, é necessário mais que uma pós graduação EAD em enfermagem em UTI, é preciso garra e vontade.