×

Cultura

Conheça a história da Boneca Celestina, que será lançada no BH Folia deste domingo, 23, em Penedo

Organizadores da festa prepararam uma surpresa aos foliões - Foto: Aqui Acontece

Em Penedo, o BH Folia é realizado há 12 anos e sempre é prestigiado por uma multidão. Para este ano, os organizadores da festa prepararam uma surpresa para os foliões: o lançamento de uma boneca gigante.

Na manhã desta sexta-feira, 21, Elísio Duarte esteve nos estúdios da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e youtube.com/@penedofmplayer) para falar um pouco sobre o evento, que acontece já neste domingo, 23, e contar aos ouvintes a história da “Boneca Celestina”.

No programa Em Pauta, apresentado por Guilherme Lopes, Elísio contou que Celestina, a Dona Celé, viveu em uma das casas da Rua Dr. Carlos Martins e era conhecida por sua força de vontade e solidariedade com o próximo.

Sempre com a porta de sua casa aberta, por muitos anos, Dona Celé recebia crianças, jovens, adultos, idosos e até animais para fazer rezas com fé, amor e carinho. Mesmo após o falecimento da moradora, a residência ainda é vista como um local de esperança.

Segundo Elísio, os moradores não viam outra pessoa melhor para homenagear com a representação lúdica da boneca, que foi feita em Olinda pelo artista plástico Gustavo, que já confeccionou mais de mil bonecos.

“A Boneca Celestina não é uma representação física, com características da Dona Celé, mas sim uma representação lúdica, com seu nome e a história que ela nos deixou. Com certeza, quem olhar para o ramo na mão da boneca lembrará de suas histórias”, disse.

Aos ouvintes, Elísio também mencionou que os moradores do BH compuseram uma música e que a melodia já está sendo criada pelo maestro Bigodinho. Além dele, Ases do Frevo, Batucada Milionários do Samba e Sabrina Lobo tocarão na festa.

Veja a entrevista abaixo: