×

Alagoas

Congresso Estadual dos Jornalistas reafirma a defesa do diploma

Não sindicalizar os jornalistas precários e intensificar a luta pelas PECs do diploma. Estas foram as principais deliberações do 19º Congresso Estadual dos Jornalistas, realizado no último final de semana (18 a 20/06), em Palmeira dos Índios. As decisões serão levadas em agosto para o congresso nacional da categoria, em Porto Alegre-RS, quando serão definidos os próximos passos da campanha em defesa do diploma e da regulamentação profissional.

A proposta de sindicalizar os jornalistas precários teve pouquíssimos adeptos no Congresso Estadual (três votos). A imensa maioria dos presentes acompanhou a posição majoritária da diretoria do Sindjornal e manifestada pela base nas redações, de não sindicalizar os sem diploma. Apesar do desejo manifesto da categoria, a plenária que aprovou a decisão foi bastante polêmica, devido à resistência oferecida pela minoria.

A votação foi antecedida por uma palestra do vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder, que fez uma explanação sobre o andamento das PECs do diploma na Câmara e no Senado Federal. Segundo ele, um ano após o STF ter acabado com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, as duas propostas de emenda constitucional restabelecendo essa exigência está em fase adiantada nas duas casas legislativas, com previsão de serem votadas antes das eleições de outubro. As matérias avançaram em virtude da pressão e das articulações realizadas pela Fenaj, sindicatos de jornalistas e parlamentares comprometidos com a causa.

Cerca de 70 jornalistas e estudantes participaram do Congresso Estadual em Palmeira dos Índios. O evento, aberto na noite da sexta-feira (18), contou com a participação de autoridades locais, bem como de professores, mestres e doutores em comunicação, a exemplo de José Marques de Melo, da Universidade Metodista de São Paulo. Ele fez palestra sobre a formação científica em jornalismo e as novas tecnologias da comunicação.

Os jornalistas também discutiram com especialistas a conjuntura política e as eleições de 2010. O objetivo foi aprimorar os conhecimentos, principalmente jurídicos, para a cobertura do pleito, que promete ser um dos mais disputados da história. As palestras foram proferidas por Alberto Saldanha, cientista político e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e pelo juiz Luciano Guimarães, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Também houve uma palestra abordando o trabalho da imprensa na cobertura da gripe H1N1, proferida por Júlio Cezar, coordenador de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Outra palestra abordou a organização sindical dos jornalistas, através de um painel de José Nunes, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, e outro painel de Helciane Angélica, integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira).

O momento mais especial do Congresso foi proporcionado pela Prefeitura e a Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, que entregaram ao professor José Marques de Melo a Comenda Xucurus. A homenagem é um reconhecimento ao trabalho acadêmico, científico e de pesquisa desenvolvido pelo professor na área da comunicação, fundamental para o avanço das técnicas e do ensino do jornalismo no Brasil. Natural de Palmeira, José Marques recebeu a Comenda das mãos do prefeito James Ribeiro, da presidente da Câmara, Maria do Leite, e do autor da proposta, vereador Francisco França Junior.

O 19º Congresso Estadual teve apoio fundamental da Prefeitura e da Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios, que patrocinaram o evento ao lado da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas). Contribuíram ainda para a realização do evento a Secretaria Estadual de Saúde, a Superintendência de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), a Unimed de Palmeira dos índios e a Clipping Notícias.

Ao final do Congresso, que contou ainda com três eventos festivos, entre eles o Forró dos Jornalistas, os participantes aprovaram uma moção de agradecimento aos patrocinadores e apoiadores, em especial para a Prefeitura, a Câmara e a Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios, devido à receptividade dedicada à categoria no município. Também foram eleitos os delegados de Alagoas ao 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que são: Flávio Peixoto (Mineirinho), Izaías Barbosa, Emanuelle Vanderlei e Ricardo Ferro, além da presidente do Sindicato, Valdice Gomes.