O Clube de Engenharia de Alagoas (CEA) realiza o quarto congresso voltado para a profissão, em comemoração aos sessenta anos de existência da entidade. O evento acontece na sede do CEA, no farol, durante os dias 3 a 5 de novembro. Profissionais, estudantes e entusiastas da área discutem a transparência, qualidade e produtividade em obras e projetos de Engenharia.
O tema foi escolhido pela necessidade de discutir o papel da engenharia nos dias atuais. Segundo o presidente do CEA, Aloísio Ferreira, devido a operação lava jato e muito escândalos envolvendo empreiteiras a profissão ficou marcada e até interpretada de forma errada por alguns.
“O engenheiro tem que ser ético e transparente. Além de buscar soluções para problemas da cidade e do Brasil, nós vamos discutir os modelos de orçamentos e custo de obras. O que pode ou não ser cobrado, como fazemos um projeto dentro da realidade do mercado”, explicou Ferreira.
O congresso conta com vinte e nove palestrantes de várias partes do Brasil – Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Minas Gerais, além de engenheiros e professores com atuação no mercado local. Desassoreamento de barragens e lagoas, gestão de conflitos, visão energética para 2030 e novas normas de desempenhos dentro de obras são alguns dos temas a serem abordados pelos palestrantes.
