Os conflitos na Síria se intensificaram hoje (19) na região de Damasco, capital do país. Integrantes das forças de segurança sírias e grupos armados se envolveram em confrontos durante a madrugada. Porém, ainda há registros de vítimas.
Os conflitos em Damasco preocupam as autoridades estrangeiras, pois até então os confrontos se concentravam na região de Homs – considerada cidade de domínio da oposição. A estimativa é que mais de 8,5 mil pessoas morreram em um ano de tensão na Síria.
Um morador do bairro de Mazzeh, na capital síria, disse que os confrontos duraram cerca de duas horas. Segundo um ativista, os conflitos ocorreram em frente ao edifício da administração central de Damasco.
Manifestações contra o governo do presidente da Síria, Bashar Al Assad, ocorrem desde o ano passado. Os manifestantes cobram do governo mais liberdade política e de expressão, além do fim das violações aos direitos humanos.
A comunidade internacional fixou uma série de sanções ao governo Assad, impondo restrições econômicas e financeiras. Porém, o governo Assad indicou que não está disposto a negociar com a oposição por considerá-la terrorista.