×

Esporte

Confirmando supremacia, Cielo leva o ouro nos 100m

Cielo, alegou cansaço e não disputará os 50m borboleta

Como todos esperavam, o nadador César Cielo medalhista olímpio, confirmou o seu favoritismo neste sábado e venceu com tranquilidade a prova dos 100 metros livre do Troféu Maria Lenk de natação, em Santos (SP). O nadador do Flamengo conseguiu registrar a sua melhor marca na temporada, ao marcar 48s63. A medalha de prata ficou com Vinicius Waked, do Minas, que marcou 49s86. Bruno Fratus, do Pinheiros, levou o bronze, com 50s40.

Ao assinalar os 48s63, Cielo marcou o quinto melhor tempo da temporada na prova mais tradicional da natação. Ele superou ainda sua melhor marca até então no ano, de 49s00, no GP de Ohio, nos Estados Unidos. Em 2010, o nadador mais rápido da prova é o campeão olímpico Alain Bernard, que registrou 48s32 no Campeonato Francês, em abril.

Cielo vinha nadando na casa dos 49 segundos nas eliminatórias da prova, em Santos. Para a final, o nadador havia prometido alcançar a casa dos 48 segundos. O brasileiro, porém, segue longe do recorde mundial, de 46s91, estabelecido por ele mesmo, no Mundial de Roma, em 2009. Naquela época, os trajes tecnológicos ainda estavam liberados.

Com a vitória neste sábado, Cielo se despediu da competição, com duas medalhas de ouro – também venceu os 50 metros livre. Por causa do cansaço, o brasileiro desistiu de disputar os 50 metros borboleta.

Pelo lado feminino, na mesma prova, Tatiana Lemos garantiu a vitória com o tempo de 55s91. Flávia Delaroli faturou a medalha de prata, com 56s62. Em terceiro lugar ficou Daynara de Paula, que registrou 56s62.

Outro brasileiro que também saiu-se bem foi Felipe França.Ele venceu a final dos 50 metros peito, depois de registrar 27s73, o quarto melhor tempo do ano nas eliminatórias. Medalha de prata em Roma, ele marcou 27s81 na final e faturou o ouro.

Ao final Felipe comentou: “A prova foi um pouco rápida para mim. Não deu tempo de acordar muito o corpo. Engoli um pouco de água, mas depois fui bem”, avaliou o brasileiro. João Luiz Júnior ficou com a prata, com 28s20, e Henrique Barbosa foi o terceiro, com 28s39.