×

Esporte

Confirmado: Júlio Batista será o substituto de Kaká contra Portugal

Motivado, Júlio Batista quer mostrar que pode ser titular

O técnico Dunga confirmou na tarde de hoje, que Júlio Batista será o substituto de Kaká na partida de amanhã, diante de Portugal, que será jogada em Durban, às 11h e que definirá a posição do Brasil no grupo G desse Mundial. Caso vença ou empate, a seleção brasileira terminará essa fase classificatória em primeiro lugar, mas, caso saia derrotada pelos Lusos, ficará na segunda colocação.

Com a confirmação de Júlio Batista entre os titulares, a única dúvida passa a ser o meia Elano. O jogador praticamente não treinou com o restante do grupo, após a aciirrada disputa contra a Costa do Marfim, partida em que o ex-santista saiu lesionado. Nos primeiros dias, o médico da Seleção, Dr. José Luís Runco, garantiu a participação do atleta diante de Portugal, mas com o passar dos dias, parece que essa afirmativa está sendo colocada em dúvida, pois existe uma possibilidade concreta do craque ficar de fora do jogo em Durban.

Ao final do treino dessa quinta-feira, o treinador brasileiro comentou: Vamos preservar o Elano, afirmando que a possibilidade maior é que ele não jogue, mas ressaltou: Vamos esperar até horas antes do jogo para ver a evolução (da contusão). Caso não vá para o confronto, Daniel Alves deverá entrar em seu lugar, fazendo a função de meio campista pelo lado direito do campo.

Nessa véspera da partida, a equipe treinou no estádio Princess Magogo, com a presença de jovens do bairro, em Durban, que ao final tiraram fotos com os jogadores e o “simpático” técnico Dunga, além de ganhar bolas e as luvas do goleiro Gomes.

Houve um disputado treino de dois toques, tradicional de vésperas de jogos, vencido pelo time de colete laranja por 2 a 1, gols de Julio Baptista e Ramires. Gilberto fez o gol do time de camisa cinza.

Após o treino alguns jogadores se exercitaram em finalizações.

O provável time brasileiro para esse duelo de “patrícios” é o seguinte: Júlio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Júlio Batista; Robinho e Luís Fabiano.

A Seleção de Portugal está trabalhando para superar o trauma da goleada que sofreu em Brasília, da última vez que as equipes se enfrentaram, em 2008. Naquela ocasião, o Brasil venceu por 6 x 2 e calou Cristiano Ronaldo e cia.

Manuel Fernandes Silva, da rede de televisão “RTP”, acredita que o trauma não atinge mais o elenco. Naquela ocasião, Portugal estava bem, mas a confiança ficou abalada depois da goleada. Acredito que esse ‘fantasma’ ainda exista nos torcedores, mas não nos jogadores. Eles não esperam uma goleada, mas uma vitória convincente nesta sexta-feira.

Existia a possibilidade do técnico Carlos Queiroz poupar alguns jogadores, mas diante da classificação ainda não estar garantida, essa idéia caiu por terra. Apenas Deco, lesionado na região lombar, não irá para o duelo. O treinador Luso disse que o mais importante é que Portugal joga sua classificação. Temos que fazer esse jogo primeiro. Vamos ter que pensar no grande objetivo da primeira fase: a qualificação para a segunda etapa. Não dá para pensarmos em poupar jogadores..