A terceira fuga de 2010 da unidade de detenção de Penedo, foi registrada no início da noite desta sexta-feira (26), quando alguns presos conseguiram chegar ao pátio da delegacia e correr pelas ruas adjacentes e em direção a prainha de água doce do São Francisco, que fica ladeada por uma ilha onde algumas famílias residem e é conhecida como “Ilha do Jegue”.
Os agentes plantonistas da delegacia, foram informados da fuga pela equipe de reportagem do Portal Aqui Acontece, que recebeu a informação da fuga por populares que residem próximo a delegacia. “Os presos estão pulando o muro da delegacia e acho que os policiais não estão sabendo”, falou em desespero um dos moradores.
Ao receber a ligação da redação do Aqui Acontece, os policiais realmente não sabiam o que estava acontecendo e rapidamente buscaram localizar algum fugitivo que estivesse nas proximidades do prédio. Um deles foi recapturado e outro identificado por Edilson dos Santos, vulgo bicudo, foi baleado no pé e nas costas.
O total de fugitivos ainda não foi confirmado pelos policiais plantonistas que receberam de imediato o apoio do Batalhão de Operações Especiais – PELOPES, da Polícia Militar, para tentar localizar os fugitivos e reconduzi-los ao prédio da frágil delegacia que atualmente passa por um processo de reforma onde apenas dois homens trabalham na obra.
Edilson dos Santos foi conduzido à Unidade de Emergência Antonio de Jesus, em Penedo, pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos. “Eu sai com mais quatro pelo buraco, eu fui o último”, disse o preso que agonizava pelas dores dos ferimentos. Apesar das primeiras informações apontarem que “Bicudo” não corria risco de morte, ele não resistiu ao pós-cirúrugico e faleceu.
Ironia
Durante mais uma ação da “Operação Limpeza Geral”, que vem acontecendo desde 2009 em toda região coberta pelo 11º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Penedo, policiais lotados em Coruripe, conseguiram recapturar no Povoado Bica, em Pindorama, o fugitivo Ricardo da Conceição, de 18 anos, vulgo “Ito”, que havia fugido da Delegacia Regional de Penedo em uma das nove fugas registradas em 2009 naquela unidade de detenção.
Enquanto um fugitivo que conseguiu sair da Delegacia Regional de Penedo, foi recapturado pela PM, as primeiras informações dão conta que sete conseguiram fugir da unidade neste início de noite. O elemento que foi recapturado em Coruripe é acusado de homicídio, enquanto “Bicudo”, baleado na tentativa de fuga desta sexta foi enquadrado pelo crime de estupro.
Apesar das primeiras informações informarem que “Bicudo” estaria fora do risco de morte, ele não resistiu ao pós-cirúrugico e faleceu.
Atualizada às 07:20 27/03/2010