×

Brasil/Mundo

Confira os alimentos que fazem mal para o seu pet

É muito comum ver os nossos bichinhos nos olhando fixamente com aquele olhar de pidão enquanto fazemos nossa refeição. Isso é muito normal, porque eles se sentem curiosos e atraídos pelo cheiro, e obviamente eles sabem que o que estamos comendo pode ser muito saboroso.

Em algum momento da vida algum tutor já deu “só um pedacinho” de alguma comida para o gato fofinho ou o cachorro pidão, mas é importante lembrar que isso é uma prática muito ruim já que diversos alimentos podem fazer muito mal para a saúde dos pets.

Além disso, após o primeiro pedacinho de comida para humanos, o animal começa a acostumar e irá pedir mais e mais. Então antes de iniciar um ciclo vicioso e causar problemas sérios de saúde no animal, é sempre bom ignorar os pedidos dele quando você estiver comendo.

Cuidando da saúde do seu pet

Assim como nós, os nossos amiguinhos peludos também precisam de muitos nutrientes para ter uma vida completamente saudável e longa! O primeiro passo para isso é reavaliar a dieta do pet, verificando se a ração que ele come atualmente é saudável e possui todos os nutrientes que ele precisa para sua idade e porte; é importante verificar se o animal está comendo de forma correta diariamente, tanto em quantidade, quanto em frequência.

E claro, é importante não se esquecer da água! O bichinho precisa estar sempre hidratado, pois a água é ótima para ajudar no trato digestivo e urinário do pet.

Outro ponto importante é que os cães são seres predadores, então sua alimentação deve ser composta por esse alimento, pois a gordura acaba fornecendo nutrientes muito importantes para os órgãos. Além do mais, isso também ajuda no bom desenvolvimento da musculatura e a fortalecer as articulações.

Então se você oferecer um pedacinho de carne, é importante cozinhar um pouco o alimento, dessa forma as bactérias podem ser dissipadas e evitando que o organismo do pet tenha problemas.

Alimentos ricos em fibras

Sabe a farinha de aveia que você costuma ter em casa? Por incrível que pareça, esse alimento é muito benéfico para o organismo dos pets também! Por ser uma fonte rica em fibras, ajuda positivamente nos problemas de irregularidades intestinais. Mas antes de fornecer para ele é importante evitar colocar açúcar e/ou cozinhá-la.

Os legumes e vegetais são ricos em fibras, assim como vitaminas e minerais, além de possuírem baixo valor calórico e de gordura. Esses são ótimos alimentos para fornecer ao seu pet, caso você queira variar alguma refeição dele.

Mas, como os pets possuem intestino curto, bem diferente do nosso, é importante utilizar esses alimentos apenas como complemento à alimentação habitual.

O que o seu pet não pode comer de jeito nenhum

Agora que você sabe um pouquinho sobre os alimentos que os pets podem comer, é momento para falarmos o que ele deve evitar em todas as circunstâncias!

Chocolate

O chocolate é o primeiro da lista, isso porque ele pode causar problemas muito sérios para a saúde do pet, por conta da teobromina. Como esse componente demora mais tempo para ser digerido pelo organismo do pet, é bem comum que os bichinhos possam ficar hiperativos e no pior dos casos, terem problemas cardiovasculares.

Abacate

O abacate é uma fruta que deve ser evitada, pois a persina é uma substância caótica para o organismo dos bichinhos e está concentrada exatamente na polpa do abacate, então quando o pet ingeri, é possível que ele tenha diarréias, vômitos e até possivelmente lesões no gastrointestinal.

Cebola e alho

A cebola e o alho possuem uma substância chamada alicina que tanto para gatos e cachorros podem causar uma severa anemia, chamada hemolítica, ou seja, quando esses pets ingerem cebola e alho ou até mesmo alimentos com esses temperos, eles começam a causar uma espécie de destruição dos glóbulos vermelhos, que são responsáveis por levar oxigênio para o sangue.

Ossos

Você provavelmente já ofereceu um osso de carne para o seu pet brincar e se deliciar. Se você acha que esse é o petisco ideal para os pets, você está enganado! Quando começam a morder o osso, ele fragmenta e as lascas podem machucar não somente a boca do bichinho, como também o estômago dele, apresentando um risco muito grande para a saúde deles.