Começa na próxima terça-feira (27), a pré-matrícula de alunos novatos nas escolas da rede pública estadual em Maceió. O processo será totalmente informatizado e se estende até o dia 6 de janeiro, tendo como objetivo agilizar a matrícula dos estudantes. Dessa forma, não haverá mais necessidade dos pais formarem filas na porta das unidades de ensino para garantir a vaga dos filhos.
Para efetuar a pré-matrícula do aluno, o pai ou responsável deverá acessar o endereço http://www.matriculaonline.al.gov.br, que estará no ar a partir da terça-feira. Na ocasião, ele terá a oportunidade de escolher três unidades de ensino onde queira inscrever o filho.
Para quem não possuir um computador em casa ou não tiver acesso a uma lan house, a Secretária de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai disponibilizar laboratórios de 43 escolas de apoio (ver lista abaixo) onde será possível efetuar o cadastro e esclarecer dúvidas com técnicos da SEE.
Rede Municipal de Maceió
As matrículas para o ano letivo de 2012 da rede municipal de ensino de Maceió foram abertas no dia 12 deste mês e se estenderão até o dia 27 de janeiro, obedecendo ao cronograma estabelecido no calendário publicado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) – Portaria n.º 63/11 – no Diário Oficial do Município.
Entre os dias 12 a 16 de dezembro, foi o prazo para a renovação de matrícula para os alunos que continuam na rede municipal de ensino. Até o dia 23 de dezembro foi o prazo reservado para as unidades de ensino encaminharem à Comissão de Matrículas da Semed a relação de vagas disponíveis para 2012.
No período de 9 a 13 de janeiro de 2012, serão feitas as matrículas dos alunos novos, removidos de uma escola municipal para outra da mesma rede, ou mesmo para a rede estadual de ensino. Já o período de 13 a 27 de janeiro de 2012, está reservado para as matrículas dos demais alunos. A portaria fixa também o início do ano letivo 2012 para o dia 13 de fevereiro.
Segundo o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, a ideia é assegurar o compromisso de garantir à comunidade de Maceió a promoção à política educacional com qualidade. “Temos o objetivo de assegurar os meios necessários de acesso e permanência das crianças e de jovens à rede municipal de ensino, bem como, a necessidade de orientar e subsidiar os trabalhos das unidades escolares a partir da efetivação da matrícula”, disse
