Reunião preparatória para o evento foi realizada nesta terça-feira, na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
Foi realizada, nesta terça-feira (28), na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), uma reunião preparatória para 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Alagoas, que acontece de 3 a 5 de setembro, em Maceió. O evento vai reunir representantes da sociedade civil e do poder público (pesquisadores, gestores públicos, autoridades, entre outros) para debater temas relacionados ao desenvolvimento estadual e nacional.
Durante a reunião, foi decidido quem será responsável por cada um dos quatro eixos temáticos que fazem parte da conferência e serão realizados em painéis simultâneos. Os eixos são Financiamento do Desenvolvimento Regional; Governança, Participação Social e Diálogo Federativo; Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade; e Vetores de Desenvolvimento Regional.
“Promover o desenvolvimento regional e setorial, principalmente para o pequeno negócio, tem sido uma das diretrizes da atual gestão de Governo. A conferência é uma oportunidade para que especialistas das camadas que envolvem esse setor possam formular propostas e criar uma linguagem uniforme entre todos os Estados do País”, declarou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
Os facilitadores responsáveis por cada eixo temático explanarão sobre o assunto para os inscritos no painel, que, após debaterem sobre os temas em questão, terão que formular dois princípios e cinco diretrizes a respeito de cada assunto abordado. No final da conferência, um total de dez princípios e duas diretrizes serão escolhidos para serem levadas à discussão na conferência nacional, realizada em Brasília.
O evento é uma realização do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Ministério da Integração Nacional e possui a Seplande como coordenadora executiva, em parceria com o Sebrae/AL, contando com o apoio da Desenvolve, Federação de Agricultura do Estado de Alagoas, Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
