Será realizada, de 16 a 18 de junho, a II Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes). O obejtivo do evento é fazer um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária no atual contexto nacional e internacional.
A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.
Com o tema “O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento”, a conferência também irá propor prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de atuação e de organização de políticas e programas.
A Conferência Nacional será precedida de conferências preparatórias territoriais ou regionais e de conferências estaduais. O Regulamento Geral da Conferência estabelece que os delegado (as) da etapa estadual deverão ser escolhidos nas conferências territoriais ou regionais. Da mesma forma os 1600 delegados(as) da etapa nacional deverão ser eleitos nas Conferências Estaduais.
O calendário das etapas estaduais está disponível em www.mte.gov.br/conaes.