Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do povo brasileiro”, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizam, no período de 1º a 3 de julho, a VIII Conferência Municipal de Saúde. O evento, que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, reunirá os delegados escolhidos nas plenárias distritais realizadas no meses de maio e junho, com a participação dos oito Distritos Sanitários da cidade e terá como objetivo aprofundar as discussões e propostas elaboradas com o propósito de melhorar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió. As inscrições para 40 vagas remanescentes serão abertas na manhã desta terça-feira (23).
Buscando a ampliação da mobilização social, promovendo o fortalecimento das representações existentes e a inclusão de novos segmentos da sociedade que estão representados de forma minoritária ou de fora dos conselhos de saúde, assim como o cidadão comum, as etapas distritais proporcionaram aos participantes reflexões acerca dos avanços alcançados, dos desafios para a efetivação do direito à saúde e prioridades do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras questões.
Desta etapa municipal – que precede a etapa estadual da Conferência e, posteriormente, a etapa nacional -, participam 272 delegados eleitos, 48 conselheiros municipais de saúde e convidados. A partir desta terça-feira (23), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) estará disponibilizando 40 novas vagas remanescentes das plenárias distritais para credenciamento livre, que será realizado no período de 23 a 30/06, através do link http://goo.gl/forms/FxQRWjaALt. As inscrições serão abertas na manhã desta terça-feira (23).
Realizada a cada quatro anos, a Conferência Municipal de Saúde visa fortalecer a discussão e definir as propostas – com a participação democrática de todos os segmentos da saúde – de melhorias para o atendimento do SUS em Maceió. Ela serve ainda para orientar o gestor na elaboração do plano de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias no âmbito municipal.
15ª Conferência Nacional de Saúde
Consagradas pela Lei nº 8.142/90 como instâncias colegiadas de representantes de vários segmentos sociais, as Conferências de Saúde têm como missão avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipal, estadual e nacional. Precedida das etapas municipais e estaduais, a 15ª Conferência Nacional de Saúde será realizada em dezembro, buscando assegurar a construção de diretrizes capazes de gerar um novo ciclo de implementação do SUS e a formulação de diretrizes nacionais, sem prejuízo de deabtes específicos, em função da realidade de cada Estado/Distrito Federal e Município.
