A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) vai promover nos dias 23 e 24 de outubro a 2ª Conferência Municipal da Cultura, que será realizada no auditório do Espaço Cultural da UFAL, na Praça Sinimbu.
A realização da conferência municipal é uma das etapas da II Conferência Nacional da Cultura, prevista para o período de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília (DF).
Poderão participar da 2ª Conferência Municipal da Cultura representantes dos poderes públicos, da sociedade civil organizada e das entidades com domicílio ou atuação no município de Maceió.
No entanto, a participação na conferência, com direito a voz e voto, está condicionada a alguns pontos, entre eles entidades que desenvolvam atividades culturais na capital e que se inscreverem até o próximo dia 20 de outubro na sede da FMAC. A fundação fica na Avenida da Paz, em Jaraguá.
As entidades podem ser associações, federações, agremiações, agrupamentos culturais, fundações, ONGs e OSCIPs ligadas à questão artístico-cultural.
Segundo o Ministério da Cultura, os municípios têm até o dia 31 de outubro para realizarem as suas conferências municipais ou intermunicipais e os estados têm prazo até 15 de dezembro para promoverem as conferências no âmbito estadual.
EIXOS
Os principais temas a serem desenvolvidos na conferência nacional estão apoiados em cinco eixos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa e Gestão e Institucionalidade da Cultura.
