Começa amanhã (23), às 10h, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. Os delegados definidos nas sete etapas regionais deverão profundar as propostas com o tema resíduos sólidos. Os representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) esperam definir, em dois dias, delegados e propostas para a etapa nacional.
Durante os meses de julho e agosto, foram realizadas sete regionais: Sertão, Zona da Mata, Bacia Leiteira, Agreste, Sul, Norte e Metropolitana. Com a participação de representantes de cerca de 90 municípios, onde foram definidos aproximadamente 300 delegados para a etapa estadual. As propostas definidas serão levadas para a Conferência Nacional que será realizada entre os dias 24 e 27 de outubro, em Brasília (DF).
Os delegados representam a iniciativa privada, poder público e sociedade civil – movimentos sociais e populares, entidades acadêmicas, comunidades tradicionais e Organizações Não Governamentais (ONGs). Sábado, ao final do encontro, deverão também estar definidos os representantes de Alagoas para a etapa nacional.
O Comitê Organizador Estadual (COE) é formado pela Semarh, IMA e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Secretarias Estaduais de Educação e Esportes (SEE) e da Saúde (SESAU); entre outros.
