Garantir a acessibilidade e, consequentemente, a inclusão das pessoas com deficiência durante a Conferência Estadual de Assistência Social, que deverá ser realizada em setembro deste ano com o tema Consolidar o Suas de vez rumo à 2026, é uma das preocupações da secretária adjunta de estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Rita Mendonça.
O Sistema Único de Assistência Social ( Suas) organiza os serviços socioassistenciais no país para a execução e o financiamento das políticas nacionais de assistência social. São as conferências que indicam as prioridades no planejamento dessas políticas sociais para os dez anos seguintes.
Segundo Rita Mendonça, as conferências são de grande importância nos rumos da sociedade, porque é neste momento em que são indicadas as diretrizes para a construção das políticas públicas sociais.
“Por isso temos que garantir que todos possam participar das conferências”, disse a secretária, que esteve reunida nesta terça-feira (05), com a secretária adjunta da Assitência e Desenvolvimento Social, Marluce Pereira, e representantes do Conselho Estadual de Assistência.
A reunião foi preparatória para a Conferência Estadual, que acontece em setembro, e deverá reunir cerca de 460 delegados de todos os municípios alagoanos. Segundo Marluce Pereira, 32 municípios já marcaram conferências municipais para definir prioridades e eleger delegados. As cidades têm até o dia 07 de agosto para enviar os relatórios dos encontros.
