×

Alagoas

Conferência discute políticas públicas para pessoa com deficiência


Políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência começaram a ser debatidas nesta quarta-feira (25) e prosseguiram até esta quinta-feira (26), durante a IV Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, organizado pela Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência foi realizado no Hotel Radisson em Maceió.

O objetivo do encontro foi propiciar a reflexão e a discussão sobre o tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”, e reuniu um significativo público no seu encerramento. Cerca de 300 pessoas, entre delegados, autoridades, representantes de prefeituras municipais, entidades e ONGs com atuação no segmento participaram do evento.

A Conferência Estadual é o resultado das seis conferências regionais realizadas no Estado. Ao todo, são 158 delegados, que, ao longo de dois dias, debateram e aprovaram proposições de políticas públicas para a defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O documento aprovado na etapa estadual será apresentado na IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“A realização das conferencias regionais, que culminam na conferência estadual, representa uma conquista para o movimento de inclusão da pessoa com deficiência e comprova a ampliação de espaços no cenário político do nosso Estado”, afirmou o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jorge Firemam.

“O objetivo desta conferência, é discutir e aprovar propostas que permitam vencer os desafios na efetivação das políticas públicas da pessoa com deficiência, para transformar a sociedade em que vivemos em um lugar de todas as pessoas, indistintamente”, disse Jorge Fireman.

A conferência estadual serviu também para eleger os 20 delegados que representarão Alagoas na IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada em Brasília, em abril de 2016.