×

Maceió

Conferência discute políticas públicas da Assistência Social

Representantes do poder público e da sociedade civil estiveram presentes no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, nesta quarta-feira (22), para a participação nas mesas redondas do primeiro dia da VIII Conferência Municipal de Assistência Social. Delegados, observadores e os demais usuários dos equipamentos e serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também se dirigiram ao Jaraguá para o início das discussões.

No palco principal do auditório – que recebeu cerca de 500 participantes, vindos dos mais variados bairros da capital -, a abertura da Conferência ficou por conta dos protagonistas do evento. Os meninos e meninas do Centro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Selma Bandeira iniciaram a maratona de avaliação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), convidando a plateia para refletir sobre o trabalho infantil e as demais formas de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, apresentando uma peça sobre o tema. Durante quase 15 minutos, eles encenaram a dura realidade das crianças que são exploradas pelos pais nos sinais de trânsito.

Entre as autoridades presentes na mesa de honra do evento, estiveram a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Isabel Impieri, a secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, e o representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), José Cruz. À frente da composição, estiveram também os representantes dos trabalhadores do Suas, Cláudio Heider, e a dona Josefa Ferreira da Silva, participante ativa dos grupos formados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pitanguinha, representando os usuários da Semas.

Em seu discurso, a presidente do CMAS enfatizou os avanços que foram alcançados desde a criação do Suas, que neste ano completou 10 anos. “Trabalho na Assistência Social por amor e desde a criação do Suas a gente viu que alguns pontos conseguiram ser melhorados, graças a essa política. Mas não devemos e não vamos parar de reivindicar melhores serviços de jeito nenhum. Vamos cobrar para que cada um possa fazer o seu papel, diante das suas responsabilidades”, disse Isabel.

Já a titular da Semas, Celiany Rocha, reforçou a importância da participação dos representantes escolhidos durante as seis pré-conferências regionais, realizadas no município. “Tudo que vier em favor da construção de uma política pública atuante e eficaz será bem-vindo. Desde as pré-conferências que a gente vai até as comunidades dialogar, propor e, principalmente, ouvir o nosso usuário, porque é ele quem decide para onde devemos concentrar as nossas atenções. Fico feliz demais ao encontrar nossos usuários participando de cada ponto levado às mesas”, destacou a secretária.

Com o tema “Consolidar o Suas de vez, rumo a 2026”, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social é direcionada aos usuários dos serviços da Semas, sujeitos envolvidos na Assistência Social, estudantes da área e as demais pessoas interessadas nas questões relativas a essa política. Os debates vão acontecer durante todo o dia e se encerram na quinta-feira (23). Um dos momentos mais aguardados é a eleição das políticas prioritárias que serão apresentadas pelos representantes legais de cada região do Município.

Os delegados escolhidos pelas comunidades vão debater, nestes dois dias, como as políticas do Suas estão sendo aplicadas em Maceió. Eles também devem propor novas diretrizes aos serviços, tendo em vista a qualificação da oferta de programas e projetos desenvolvidos pela Semas. Novos delegados também serão escolhidos para a representação do município nas Conferências Estadual e Nacional.